Equipe de Hortência, Paula e Janeth chegou à final nas Olimpíadas de 1996 e perdeu a decisão para os EUA

Um feito histórico do basquete brasileiro completou 15 anos nesta quinta-feira. A seleção brasileira feminina conseguiu em um 4 de agosto a primeira medalha olímpica em esportes coletivos, ao ficar com a prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, após perder a decisão para o forte time dos EUA na decisão, por 111 a 87. Foi o feito que marcou definitivamente a geração de Hortência, Paula e Janeth, que dois anos antes havia sido campeã mundial, na Austrália.

“Foi uma importante conquista e ficará marcada para sempre na minha memória e do povo brasileiro. Para mim, marcou dois grandes momentos. A conquista da medalha e a minha despedida da seleção brasileira e do basquete. Fico muito feliz com essa lembrança, que significou tanto para todas nós”, comentou Hortência, atualmente diretora de seleções femininas da CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

"Acabaram de me lembrar que hoje completa 15 anos da medalha de prata em Atlanta. Parabéns para toda equipe", escreveu Paula em sua página no Twitter, após ser lembrado por internautas da data marcante. "Uma conquista de todos que vestiram a camisa do basquete feminino da nossa geração", completou a ex-armador, que hoje comanda o seu instuto voltado para o terceiro setor, o Passe de Mágica.

“Dois momentos foram muito importantes para mim na época. O primeiro foi o aspecto coletivo. Tínhamos o objetivo de conseguir subir ao pódio e fazer uma final contra os Estados Unidos. O outro é que na época eu estava sem patrocínio e depois do resultado consegui patrocinador. Atlanta também abriu as portas da WNBA para mim” recordou Janeth, assistente técnica da seleção adulta e treinadora das seleções brasileiras Sub 16 e Sub 17.

Relembre a campanha brasileira para conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996:

Brasil 69 x 56 Canadá
Brasil 82 x 68 Rússia
Brasil 100 x 80 Japão
Brasil 98 x 83 China
Brasil 75 x 73 Itália
Brasil 101 x 69 Cuba
Brasil 81 x 60 Ucrânia
Brasil 87 x 111 Estados Unidos

Eis o grupo que participou da campenha nos Jogos de 1996: Adriana Aparecida dos Santos; Alessandra dos Santos de Oliveira; Cíntia Silva Santos “ Tuiú ”; Cláudia Maria Pastor ; Hortência Marcari; Janeth dos Santos Arcain; Leila de Souza Sobral; Maria Angélica Gonçalves da Silva “ Branca ”; Maria Paula Gonçalves da Silva; Marta de Souza Sobral; Roseli do Carmo Gustavo; e Silvia Andréa dos Santos Luz “ Silvinha ”. Técnico: Miguel Ângelo da Luz.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.