Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Popovich diz que Splitter não pode perder a próxima pré-temporada

Treinador do San Antonio deixa no ar a possibilidade de pedir ao jogador que não participe do Pré-Olímpico da Argentina

Fábio Sormani, em Los Angeles |

LOS ANGELES — Quando vi o técnico Gregg Popovich chegar ao salão de entrevistas coletivas fui até o seu mesão. Pop, como o treinador do San Antonio é chamado, usava uma camisa xadrez de mangas curtas em azul claro o branco. Calça bege e sapatos da mesma tonalidade.

Muitíssimo bem humorado, bem diferente daquele treinador que a gente cansa de ver berrando do lado de fora das quadras e muitas vezes brigando com a arbitragem. Popovich era o oposto disso na coletiva.

Brincou com repórteres e atendeu a todos. Inclusive a mim. Perguntei, claro, sobre a situação de Tiago Splitter, o brasileiro que encantou a Europa, que foi eleito o MVP (melhor jogador) da última temporada na Espanha e que sempre apareceu entre os melhores pivôs do basquetebol do Velho Mundo.

“Tiago está machucado neste momento”, disse-me Popovich sobre o catarinense. “Infelizmente, ele perdeu toda a pré-temporada. Por isso mesmo, sua situação ficou muito difícil. Mas ele é um jogador inteligente, trabalha duro e tem tudo para crescer dentro da liga”.

Popovich não se mostrou contrariado em falar sobre Splitter. No começo, quando o brasileiro era pouco utilizado, o treinador chegou a se irritar com tantos questionamentos sobre o brasileiro.

Mas pelo que Popovich me disse, ficou muito claro que a chance de Splitter reverter a situação nesta temporada e ter mais minutos em quadra praticamente inexiste. Tudo por conta da inesperada contusão que o tirou da pré-temporada.

“Espero que isso não ocorra na próxima”, disse-me Popovich. “É muito importante que o jogador participe da pré-temporada, especialmente quando se é novo na liga (NBA). Se isso ocorrer, a próxima temporada dele será bem melhor do que a atual”.

Reuters
Tiago Splitter com a camisa da seleção
Espero que isso não ocorra na próxima temporada... Seria um recado para Tiago não participar do Pré-Olímpico em agosto próximo na Argentina e dedicar-se ao Spurs na próxima temporada? Não pude perguntar isso a Popovich, pois tinha gasto minhas perguntas.

Quem acompanha o San Antonio sabe muito bem que Popovich não gosta que seus jogadores joguem por seus selecionados nas férias. Reclamou de Manu Ginobili, que foi às Olimpíadas de Pequim e chegou machucado para a temporada passada, que acabou sendo desastrosa para o Spurs por causa disso.

Pediu também para Tony Parker não jogar o Mundial passado na Turquia. E o francês atendeu — o mesmo fez Ginobili.

Líder geral da atual temporada, o San Antonio é o único time dentre os favoritos ao título que ainda não sofreu com contusões. “Se o Boston perde Garnett, sofre; se o Chicago perde Rose, sofre; se a gente perde Manu, vai sofrer”, disse Popovich.

Por isso, por causa da contusão na pré-temporada, Tiago não tem sido aproveitado por Popovich. O treinador armou seu sistema e Splitter, por ter ficado do lado de fora, pouco aprendeu sobre ele e ainda sofre com as dúvidas que tem quando entra em quadra.

“Mas não há motivo algum para Tiago se desesperar”, disse Ginobili sobre o brasileiro. Repetindo as palavras de Popovich, o argentino, melhor amigo do brasileiro, disse que Splitter é “inteligente e trabalhador”. E que tudo vai dar certo pra ele.

“Nem tem por que ele pensar diferente”, disse-me Ginobili. “Isso tudo o que ocorre com ele é normal. Jogador que chega da Europa tem que se adaptar com o jogo da NBA. Eu mesmo passei por isso”.

Depois, disse que Tiago tem mesmo que ter paciência. Pediu desculpas aos torcedores do Cleveland e finalizou: “Ele está no San Antonio, não no Cleveland”.

Leia tudo sobre: Tiago SplitterNBA

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG