Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

No Líbano, jogador de basquete marca 113 pontos numa única partida

Na NBA, recorde histórico é de 100 e pertence a Wilt Chamberlain. No Brasil, recorde é 63 pontos

Gazeta |

Divulgação/FIBA
Mohammad El-Akkari fez história ao somar 113 pontos em partida de primeira divisão no Líbano
Mohammad El-Akkari fez história na última terça-feira. Se o nome não é de um jogador de destaque, seu feito, esse sim, merece muita atenção. O jogador do Mouttahed, do Líbano, anotou nada menos do que 113 pontos em uma única partida de basquete, na qual sua equipe venceu o Bejjeh por 173 a 141, em jogo válido pela divisão A da Liga Libanesa.

Leia também: Recorde de 100 pontos de Wilt Chamberlain completa 50 anos

Além da marca histórica em si, o que mais surpreende é o fato de a média de pontos de Akkari na competição ser de somente 7,6 pontos por jogo, em 23 partidas disputadas. O jogador de 27 anos de idade conseguiu acertas 32 arremessos de três pontos em 59 tentativas.

Segundo registros de recordes disponíveis, é a primeira vez que um jogador atinge a marca de mais de 100 pontos em uma partida oficial disputada nas ligas das federações filiadas à Federação Internacional de Basquete.

Leia mais sobre basquete no blog do jornalista Fábio Sormani

"Agradeço a Deus por essa performance. Acho que é tudo fruto dos meus treinamentos. Gostaria de agradecer ao meu treinador por deixar eu jogar por tanto tempo e também aos meus companheiros de time pela ajuda", disse El-Akkari.

Austin Johnson, companheiro de Akkari no Mouttahed, fez questão de comentar a brilhante atuação do jogador. "Ele estava impressionante nesta noite. Ele começou a arremessar muito bem e seguiu assim. Nosso time percebeu que ele estava inspirado e continuamos a entregar as bolas. Parabéns pelo recorde. Ele merece isso pela forma como trabalha e se mantém focado", afirmou o norte-americano.

Pelos registros da Fiba, outros dois jogadores já anotaram 100 pontos em um jogo na Ásia. Em 1923, Lou Salvador fez 116 pontos para as Filipinas contra a China e Jeron Teng marcou 104 pela Xavier School contra a Grace Christian College em um jogo colegial nas Filipinas.

No Guinness Book, o livro dos recordes, a maior pontuação já atingida foi obtida pelo sueco Mats Wermelin, que marcou 272 pontos em um torneio escolar em Estocolmo. Na NBA, o recorde é de Wilt Chamberlain, que há 50 anos fez 100 pontos pelo Philadelphia Warriors contra o New York Knicks. Na Liga Nacional, o NBB, a marca recorde é de Marcelinho Machado, que em 2010 fez 63 pontos na vitória do Flamengo por 101 a 89 sobre o São José.

 

Leia tudo sobre: basquetefibaásialíbanomohammad el-akkari

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG