Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

NBB vai chegar aos cem mil pontos na próxima rodada

Campeonato terá sequência no dia 11 deste mês, com a realização de sete jogos. Restam apenas 93 pontos para marca ser atingida

iG São Paulo |

O campeonato nacional terá sequência no dia 11 (sexta-feira), com a realização de sete jogos. A rodada será inaugurada com o confronto entre Araraquara e Vila Velha. E é muito provável que a marca de dez mil pontos na história do NBB seja atingida neste confronto.

Foram exatos 99.907 pontos marcados em 624 jogos disputados até hoje na competição, que está em sua terceira edição. A história do NBB começou no dia 28 de janeiro de 2009. Curiosamente, os dois times que se enfrentaram nesta oportunidade foram justamente Araraquara e Vila Velha.

“Fico feliz por fazer parte dessas duas oportunidades e de fazer parte de um projeto que era um sonho e hoje é um projeto consumado”, afirmou Márcio Azevedo, técnico do Vila Velha e que era jogador da equipe capixaba na partida de abertura do NBB, há dois anos.

O responsável por abrir a contagem de pontos do NBB foi o pivô André Bambu, que hoje é atleta de Limeira, mas que na época defendia Araraquara.

Divulgação
André Bambu, pivô de Limeira, fez primeiros pontos do NBB quando atuava pelo Araraquara
“Para mim é surpresa, não lembrava disso”, disse Bambu. “Acho interessante este aspecto histórico. Acho importante que o NBB tenha sua história registrada e eu faço parte dela. Dei o tiro de largada”.

Dentre todos os jogadores que já passaram pelo campeonato até hoje, ninguém fez mais pontos que Marcelinho Machado. O ala-armador do Flamengo marcou 2.571 pontos e lidera com folga a lista dos cestinhas do NBB. Na sequência, aparecem o ala do Brasília Alex Garcia (1.674) e o ala-pivô do Pinheiros Olivinha Nascimento (1.640).

Brasília e Flamengo, finalistas das duas primeiras edições, são as equipes que mais pontuaram. A equipe da capital federal anotou 8.894 pontos, enquanto o time carioca somou 8.855 pontos.

Veja alguns dados estatísticos da história do NBB:

Edições do NBB Total de pontos
Temporada 2008/09 38.312
Temporada 2009/10 36.214
Temporada 2010/11 (jogos disputados até a oitava rodada do segundo turno) 25.381
Estatísticas individuais  
Maior cestinha - Marcelinho Machado (Flamengo) 2.571 pontos
Líder de arremessos de três pontos - Marcelinho Machado (Flamengo) 424 acertos
Líder de arremessos de dois pontos - Murilo Becker (São José) 611 acertos
Líder de lances livres - Marcelinho Machado (Flamengo) 608 acertos

 

Leia tudo sobre: nbbmarcelinho machadomárcio azevedo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG