Jogo acontecerá na cidade de Bilbao. Anúncio oficial será feito nesta quarta-feira por políticos locais e pela liga americana

Apoiada pelo BBVA (Banco Bilbao Vizcaya Argentaria), um dos patrocinadores da NBA, a cidade espanhola de Bilbao acertou com a liga profissional de basquete dos EUA a realização de uma partida em solo espanhol na próxima temporada. O apoio ao projeto foi dado também pelos governos municipal e da província de Biscaia, cuja capital é Bilbao.

O anúncio será feito nesta quarta-feira pelo vice-governador basco, José Luís Bilbao, o prefeito da cidade, Iñaki Azkuna, e o vice-presidente de Negócios da NBA, Richard Heaselgrave. A informação foi dada pela assessoria de imprensa da prefeitura de Bilbao em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira.

O que não foi informado é se a partida será válida pela pré-temporada ou fará parte do calendário de jogos da fase de classificação.

A NBA já vem realizando partidas da pré-temporada em solo europeu há mais de uma década. Este ano, no entanto, nos dias 4 e 5 de março próximos, Toronto Raptors e New Jersey Nets vão se enfrentar na Arena O2 na cidade de Londres, Inglaterra.

Os dois confrontos serão válidos pela temporada regular. E será a primeira vez que uma partida da fase de classificação da NBA será jogada fora do continente norte-americano.

Conforme este iG anunciou com exclusividade em 16 de dezembro do ano passado, o presidente da NBA, comissário David Stern, afirmou que em menos de dez anos a liga norte-americana terá um time europeu. A cada ano que passa a NBA aumenta seus tentáculos em solo europeu, parte do processo de globalização que pretende transformar o basquete em esporte número um do planeta, segundo desejo de Stern.


    Leia tudo sobre: NBA
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.