Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

NBA cancela duas primeiras semanas da temporada

A abertura da liga norte-americana era prevista para 1º de novembro, mas locaute ainda parece sem solução

AE |

selo

A falta de um acordo nas negociações sobre um novo contrato trabalhista entre os jogadores e as equipes da NBA provocaram o cancelamento dos jogos programados para as duas primeiras semanas da temporada 2011/2012. A decisão de não realizar essas partidas foi anunciada na noite de segunda-feira por David Stern, comissário da liga norte-americana de basquete.

Leia mais sobre o locaute da NBA no Blog do Sormani

Stern indicou que os cortes podem estar apenas começando, diante do impasse nas negociações. ""Estão distantes em praticamente todos as questões. Temos um abismo que nos separa", disse. "A cada dia que passa, eu acho que nós precisamos olhar para novas reduções no resto da temporada", disse. 

A decisão de cancelar as duas primeiras semanas do campeonato representa a primeira suspensão das atividades na NBA desde a temporada 1998/1999, que foi reduzida para 50 jogos por equipe. "A diferença é tão significativa que nós simplesmente não temos uma ponte neste momento", disse Stern. "Certamente nunca deveria ter atingido isto". 

Derek Fisher, presidente do sindicato dos jogadores da NBA, concordou e avisou que o cancelamento dos jogos coloca em risco a temporada. "Isso não é onde nós escolhemos estar", disse. "Nós não estamos em uma situação que podemos alcançar um acordo justo com a NBA". 

Os principais negociadores das duas partes se encontraram na segunda-feira para uma reunião que durou mais de sete horas após suspenderem as conversações na noite de domingo. As partes esperam continuar em contato, mas não marcaram novos encontros após o cancelamento anunciado por Stern. 

Os donos de equipes da NBA impuseram a paralisação no dia 1º de julho, quando não conseguiram chegar a um acordo antes da expiração do contrato coletivo trabalhista. A abertura da temporada regular estava marcada para 1º de novembro. 

Fisher disse que cancelar qualquer jogo coloca em risco a temporada e acrescentou que esta não é uma paralisação dos jogadores, e que a decisão de não realizar as partidas foi dos dirigentes. O cancelamento inclui todos os jogos agendados até 14 de novembro.

Com base na média de público do último campeonato da NBA (pouco mais de 17,3 mil por jogo) e o valor médio dos ingressos da liga norte-americana de basquete, o cancelamento de 100 jogos das duas primeiras semanas da temporada representa perdas de US$ 83 milhões.

Leia tudo sobre: nbalocautedavid stern

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG