Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Morre Edson Bispo, campeão mundial pelo Brasil em 1959

Ex-pivô da seleção sofreu um enfarte agudo do miocárdio e faleceu aos 75 anos na madrugada deste sábado

iG São Paulo |

Morreu na madrugada deste sábado, aos 75 anos, um dos grandes jogadores da história do basquete brasileiro: Edson Bispo dos Santos, pivô da seleção campeã mundial no Chile em 1959.

O ex-jogador estava internado no Hospital Dante Pazzanese, em São Paulo, e sofreu um enfarte agudo do miocárdio. O corpo será cremado neste domingo também na capital paulista, no Crematório da Vila Alpina.

Edson Bispo nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de maio de 1935. Sua carreira como jogador de basquete teve início no Vasco da Gama e passou depois por Corinthians, Palmeiras e Hebraica – todos da capital paulista.

O currículo na seleção brasileira é recheado de conquistas. Além do título mundial de 1959, disputou três edições dos Jogos Olímpicos: em Melbourne (1956), Roma (1960) e Tóquio (1964) – sendo medalha de bronze nestas duas últimas.

Divulgação
Seleção no Mundial de 1959. Edson Bispo, em pé, é o terceiro da esquerda para a direita
Ele ainda possui dois títulos sul-americanos (1958, no Chile, e 1960, na Argentina) e três medalhas em Jogos Pan-Americanos (foi bronze na Cidade do México, em 1955, e em Chicago, em 1959; e prata em São Paulo, em 1963).

Em 60 jogos oficiais com a camisa da seleção brasileira, anotou 589 pontos. Isso deu uma média de 9,8 pontos por jogo.

Como treinador, dirigiu a seleção em 53 partidas, ao longo de sete competições e venceu 40 vezes. O principal momento foi a conquista da medalha de ouro no Pan-Americano de Cali, em 1971.

A atividade mais recente de Edson era o trabalho à frente do projeto "Parceiros do Futuro Basquete na Escola", desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Leia tudo sobre: edson bispobasquete brasileiro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG