Tamanho do texto

Com 23 pontos da pivô Milka Bjelica, montenegrinas batem Alemanha e fecham primeira fase invictas. Grã-Bretanha derrota Israel

A seleção de Montenegro garantiu a primeira posição do grupo C do Eurobasket feminino após vencer a Alemanha por 76 a 64. Com vitórias anteriores sobre as donas da casa, Polônia, e a Espanha , a equipe termina a primeira fase da competição invicta.

FIBA Europe / Castoria / Marchi
Milka Bjelica, pivô de Montenegro
O grande destaque da seleção montenegrina foi a pivô Milka Bjelica, que anotou 23 pontos e pegou dez rebotes. Sua companheira de garrafão, Miica Jovanovic, também teve participação destacada com 14 pontos, seis rebotes e três assistências.

A ala-pivô Svenja Greunke foi a principal anotadora alemã, com 20 pontos e oito rebotes. A ala-armadora Anne Breitreiner contribuiu com 16 pontos.

Com a derrota para Montenegro, a Alemanha se despede sem vitórias da competição. O resultado classificou Polônia e Espanha, independente do placar da partida entre as duas equipes, a ser realizada na tarde desta segunda-feira.

O jogo

Depois de um surpreendente bom início, anotando os cinco pontos do confronto, as alemãs passaram a ser dominadas pelas montenegrinas. Sofrendo 13 dos 15 pontos seguintes, o time germânico viu as adversárias tomarem a liderança e dispararem no placar, saindo do quarto inicial com vantagem de 25 a 15.

O segundo período começou diferente, trazendo uma preocupação maior com a defesa. Montenegro, apenas interessada em administrar a diferença, conseguiu manter a vantagem controlada em três posses de bola.

No entanto, nos três minutos de jogo antes do intervalo, a Alemanha garantiu uma série de cestas. Anotando nove dos últimos 12 pontos do quarto, a equipe terminou o quarto perdendo por 35 a 30.

Ao contrário do que havia acontecido antes da ida para os vestiários, Montenegro voltou empenhada a abrir novamente diferença no terceiro período e emplacou os primeiros nove pontos anotados, levando a vantagem para 44 a 30.

Mas a história se repetiu e, no fim do quarto, as alemãs voltaram a se recuperar. Marcando nove dos 13 pontos finais, a seleção germânica diminuiu a diferença e foi para os 12 minutos decisivos perdendo por 54 a 49.

Faltando sete minutos para o fim de jogo, as alemãs diminuíram a desvantagem para somente quatro pontos (59 a 55) e dava a entender que poderia complicar a vida das montenegrinas. No entanto, a seleção da Alemanha ficou apenas na impressão.

Pressionada, a equipe de Montenegro mostrou sua força. Dos últimos 26 pontos anotados no jogo, dezessete foram das líderes do grupo C, que dispararam no marcador e fecharam o jogo em 76 a 64.

Reino Unido vence primeira na competição

Na briga direta pela última vaga do grupo B, a seleção do Grã-Betanha bateu Israel por 74 a 51 e conquistou sua primeira vitória na competição. O triunfo veio para recuperar as britânicas dos reveses sofridos anteriormente para República Tcheca e Bielorússia.

A cestinha da partida foi a armador Johannah Leedham com 18 pontos. Outros destaques da Grã-Bretanha foram a armadora Natalie Stafford (16 pontos, seis rebotes e cinco assistências) e a ala-pivô Kimberly Butler (14 pontos e oito rebotes).

Pelo lado das israelenses, as principais anotadoras foram as armadoras Shay Doron e Liron Cohen, com 15 e 11 pontos respectivamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.