Jovem talento espanhol quer saber mais sobre a possível greve que acontecerá na NBA antes de assinar contrato com a franquia

O Minnesota Timberwolves está confiante de que o armador espanhol Ricky Rubio reforçará a equipe na próxima temporada, mas nem tudo parece caminhar como planejado na negociação. O atleta de 20 anos quer mais informações sobre a possível greve que afetará a NBA a partir de julho antes de assinar contrato com a franquia.

A situação coloca o Timberwolves em um dilema, pois nenhum time sabe ao certo o que vai acontecer de julho em diante. “Ele está perguntando sobre como a greve pode afetá-lo, se vamos ou não jogar”, disse o dono da equipe, Glen Taylor. “E nós não sabemos a resposta desta pergunta. Ele terá que decidir antes da paralisação”.

A franquia gostaria de ter uma resposta definitiva de Rubio antes do dia 23 de junho, quando acontece o NBA Draft deste ano. Caso o jogador de 20 anos decida permanecer no basquete espanhol, é possível que o Minnesota use uma de suas escolhas para selecionar um armador.

Se Rubio vier mesmo para o basquete norte-americano, a questão passa a ser a multa rescisória a ser paga ao Barcelona (seu atual time). O contrato estipula o pagamento de US$1 milhão (pouco mais de R$1,6 milhão) para liberação do atleta, mas a NBA só permite que franquias invistam metade deste valor em rescisões de vínculos de estrangeiros.

O Timberwolves está disposto a investir o máximo que puder. O restante teria que ser pago pelo próprio jogador. “É decisão dele se pretende pagá-los, financiar o valor ou outra opção”, afirmou Taylor. “Ele tem dado sinais de que está muito interessado. Mas, até assinar, estou hesitante em dizer qualquer coisa”.

Enquanto um acordo não é alcançado, a direção de Minnesota acompanha o rendimento de Rubio nos playoffs da liga ACB. O Barcelona eliminou o Unicaja nas quartas-de-final e agora enfrentará o Caja Laboral, do armador brasileiro Marcelinho Huertas, que passou pelo Gran Canaria .

O Timberwolves adquiriu os direitos sobre Rubio no draft de 2009, quando selecionou o jovem espanhol com a quinta escolha geral.

    Leia tudo sobre: NBA
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.