Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Mike Krzyzewski é o segundo treinador com mais vitórias na NCAA

Comandante de Duke venceu 880ª partida. Apenas Bob Knight está à sua frente entre os maiores vencedores do torneio universitário

iG São Paulo |

Mike Krzyzewski tornou-se nesta quarta-feira o segundo treinador mais vitorioso da história do basquete universitário. Conquistou a sua 880ª vitória da carreira após Duke, time comandado por ele, passar por Greensboro fora de casa por 108 a 62.

Com a marca atingida, Krzyzewski deixou para trás Dean Smith, técnico que comemorou 879 vitórias à frente de North Carolina entre os anos de 1961 e 1997. Para tornar-se o recordista absoluto entre os treinadores da NCAA (entidade que rege o esporte universitário nos EUA), precisa de mais 23 triunfos para ultrapassar os 902 conquistados por Bob Knight.

“Não quero levar isso muito a sério, prefiro dizer que sou um dos caras que venceu várias partidas”, disse após o jogo o Coach K, como também é conhecido. “É uma grande honra para mim ocupar um lugar entre Dean Smith e Bob Knight”.

Grande destaque da vitória de Duke ao anotar 27 pontos, o ala Kyle Singler sabe que está sendo treinado por um dos grandes técnicos da história da NCAA. Mas confessa que só terá a exata dimensão do que isso representa após deixar a universidade.

Getty Images
Mike Krzyzewski é ovacionado pela torcida após conquistar a vitória histórica

“Nós sabíamos que era um feito importante, mas não tínhamos consciência exata da grandeza”, disse o jovem atleta sobre o recorde do técnico. “É uma loucura pensar que você está sendo comandado pelo Coach K e só vai ter noção exata disso quando não estiver mais trabalhando com ele. É uma experiência bastante especial”.

Quem tem a exata noção do que significa vencer tantas partidas assim na NCAA é Dean Smith. Por meio de um comunicado divulgado pela Universidade de North Carolina, ele enalteceu o homem que o ultrapassou na lista dos treinadores mais vitoriosos do torneio universitário.

“Parabenizo Mike pelo marco alcançado", disse Smith. "Tenho certeza que ele gostaria de dividir os créditos pela vitória com os jogadores e com toda a comissão técnica. Gostei de competir contra suas equipes durante os anos que estive à frente de North Carolina. Desejo que ele siga saudável e com sucesso na vida pessoal”.

Krzyzewski assumiu Duke em 1980 e comandou a equipe a todas as suas quatro conquistas do torneio da NCAA. O sucesso alcançado à frente da universidade o levou ao posto de técnico da seleção dos EUA, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e venceu o Mundial da Turquia neste ano.

Leia tudo sobre: Mike KrzyzewskiDukeNCAA

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG