Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Miami Heat e Dallas Mavericks decidem título da temporada da NBA

Equipes venceram suas respectivas conferências e se enfrentam na grande final. Confira o Raio-X da série decisiva

Luís Araújo, iG São Paulo |

A decisão da temporada 2010/11 da NBA terá início às 22h desta terça-feira. O Miami Heat receberá a visita do Dallas Mavericks no primeiro jogo da série melhor de sete que definirá o campeão. Ou seja: quem primeiro ganhar quatro partidas fica com o título.

As duas equipes tiveram campanhas semelhantes durante a fase classificatória. O Miami venceu 58 vezes em 82 jogos. O Dallas disputou o mesmo número de partidas e acumulou 57 vitórias. É justamente esse triunfo a mais que dá ao time do sul da Flórida o direito de jogar mais vezes dentro de casa nesta série decisiva.

O Miami não precisou de mais de cinco partidas para eliminar os seus adversários nos playoffs e conquistar o título da Conferência Leste . Philadelphia 76ers, Boston Celtics e Chicago Bulls foram derrotados por Dwyane Wade , LeBron James, Chris Bosh e companhia sempre pelo mesmo placar: 4 a 1.

Somando as três séries anteriores dos playoffs, o Dallas tem desempenho idêntico ao de seu adversário: 12 vitórias e três derrotas. Na primeira fase, bateu o Portland Trail Blazers por 4 a 2. Depois, “varreu” o Los Angeles Lakers – campeão das duas últimas temporadas – por 4 a 0. Na final do Oeste, ficou com o título ao passar pelo Oklahoma City Thunder por 4 a 1 .

Confira abaixo as informações de cada um dos times:

MIAMI HEAT x DALLAS MAVERICKS

Confronto direto na temporada: o Dallas venceu os dois encontros. Em 27 de novembro, ganhou dentro de casa por 106 a 95, conquistando a quinta vitórias de uma sequência de 12 consecutivas. Menos de um mês depois, no dia 20 de dezembro, levou a melhor no ginásio do oponente por 98 a 96.

MIAMI HEAT

Getty Images
LeBron James, Chris Bosh e Dwyane Wade: os três grandes jogadores do Miami

Campanha: 58 vitórias e 24 derrotas
Nos playoffs: venceu por 4 a 1 as séries contra Philadelphia 76ers, Boston Celtics e Chicago Bulls.
Quinteto inicial: Mike Bibby, Dwyane Wade, LeBron James, Chris Bosh e Joel Anthony.
Técnico: Erick Spoelstra
Destaque: LeBron James. O ala de 26 anos acumulou médias de 26,7 pontos, 7,5 rebotes e 7,0 assistências por jogo durante a temporada, sua oitava na NBA.
Melhor defensor: LeBron James. Nesta temporada, foi selecionado pela quinta vez na carreira para o time ideal de defesa da liga. Na série contra o Chicago, anulou o desempenho de Derrick Rose quando ficou com a responsabilidade de marcá-lo.
Especialista nos chutes de três: Mike Bibby. O veterano armador é quem mais tenta arremessos de longe no time e é também quem tem melhor aproveitamento: 45,5%.
Sexto homem: James Jones. O ala é o reserva que costuma ficar mais tempo em quadra. Suas médias nos playoffs são de 6,5 pontos e 2,5 rebotes em pouco menos de 23 minutos de ação por partida.

DALLAS MAVERICKS

Getty Images
Os veteranos Dirk Nowitzki e Jason Kidd buscam título inédito em suas respectivas carreiras

Campanha: 57 vitórias e 25 derrotas
Nos playoffs: venceu o Portland Trail Blazers por 4 a 2, bateu o Los Angeles Lakers por 4 a 0 e eliminou o Oklahoma City Thunder por 4 a 1.
Quinteto inicial: Jason Kidd, DeShawn Stevenson, Shawn Marion, Dirk Nowitzki e Tyson Chandler.
Técnico: Rick Carlisle
Destaque: Dirk Nowitzki. O ala-pivô alemão teve médias de 23,0 pontos e 7,0 rebotes por jogo durante a fase classificatória. Nos playoffs, seu desempenho subiu para 28,4 pontos e 7,5 rebotes por partida.
Melhor defensor: Shawn Marion. O ala é geralmente fica encarregado de marcar a principal arma ofensiva da equipe adversária. Foi assim na série contra o Thunder, quando ficou na cola de Kevin Durant.
Especialista nos chutes de três: Peja Stojakovic. O experiente ala sérvio arrisca cerca de quatro bolas de longa distância por partida e tem aproveitamento de 40,0%.
Sexto homem: Jason Terry. O armador é o segundo cestinha da equipe na temporada, atrás apenas de Nowitzki, com 15,8 pontos por jogo de média.

Histórico: as duas equipes se enfrentaram 55 vezes ao longo da história. Foram 31 vitórias do Dallas e 24 do Miami. Mas na única vez que se enfrentaram nos playoffs, na decisão de 2006, o time da Flórida levou a melhor e ganhou o título ao vencer a série por 4 a 2. Desde então, o Mavericks não perde do algoz. Já são dez confrontos de invencibilidade.
O encontro de 2006 representou a única participação de ambas equipes na final da NBA.

Televisão: a partida desta terça e todas as outras que forem realizadas na série terão transmissão ao vivo pela ESPN.

Confira o calendário de jogos da série:

Data Local Horário
31 de maio (terça-feira) Miami 22h
2 de junho (quinta-feira) Miami 22h
5 de junho (domingo) Dallas 21h
7 de junho (terça-feira) Dallas 22h
9 de junho (quinta-feira) Dallas 22h
12 de junho (domingo) Miami 21h
14 de junho (terça-feira) Miami 22h
Leia tudo sobre: miami heatnbadallas mavericks

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG