Movimento do ala do Dallas Mavericks é um dos maios estranhos do basquete. Mas os números mostram eficiência nos chutes

David Thorpe é um treinador de arremessos que já trabalhou com alguns jogadores da NBA da atualidade. Está acostumado a ver chutes dos mais diversos tipos, mas um atleta em especial desperta a sua atenção. “É o pior chute que já vi na minha vida”, diz ele sobre Shawn Marion, ala do Dallas Mavericks.

nullMarion tem uma mecânica de arremesso bastante peculiar, que certamente não é mostrada a quem está aprendendo a jogar basquete. Ele abre bem os cotovelos e a bola sai de sua mão como se estivesse sendo espremida. O braço usado para realizar o disparo jamais se estende completamente. Tudo isso em um movimento extremamente rápido.

O arremesso pode não ser uma beleza sob o ponto de vista da plasticidade, mas Marion retruca: “A bola entra. Então, que diferença isso faz?”.

Os números mostram que Marion tem razão. O experiente ala, de 33 anos, tem aproveitamento de 48,5% nos arremessos ao longo de 12 temporadas como profissional na NBA. Nas bolas de três, o índice de conversão é de 33,2%. Além disso, possui médias de 16,7 pontos e 9,3 rebotes na carreira e participou de quatro edições do “All-Star Game”.

O ex-jogador Charles Barkley, que hoje trabalha como comentarista dos jogos da NBA nos EUA, também fica espantado com o arremesso de Marion.“Eu nunca vi nada parecido”, afirmou, para em seguida completar: “Mas é eficiente”.

Thorpe só utilizará a mecânica de arremesso de Marion como contra-exemplo. Ele compara o chute do ala do Dallas a um jogador de golfe que interrompe o movimento assim que o taco bate na bola.

Contudo, reconhece: “Marion é inacreditavelmente talentoso. Ele faz o suficiente para ser útil como arremessador”.

Marion teve grande contribuição na vitória do Dallas sobre o Miami Heat na segunda partida das finais da temporada 2010/11, empatando a série . O ala marcou 20 pontos e pegou oito rebotes. E acertou nove dos 14 arremessos que tentou.

Shawn Marion realiza arremesso. Mecânica do ala do Dallas causa estranheza
Getty Images
Shawn Marion realiza arremesso. Mecânica do ala do Dallas causa estranheza

    Leia tudo sobre: nba
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.