Confira o Raio-X da série que irá definir o campeão da Conferência Oeste e grande finalista da temporada

A hora da verdade chegou na Conferência Oeste. Dallas Mavericks e Oklahoma City Thunder iniciam a disputa por uma vaga na grande final da temporada na noite desta terça-feira. Os jogos do confronto serão transmitidos pelo canal a cabo "ESPN".

Mavericks e Thunder foram terceiro e quarto colocados da conferência, respectivamente, e chegam à decisão beneficiados pelas eliminações precoces dos dois primeiros classificados (San Antonio Spurs e Los Angeles Lakers). A melhor campanha na temporada regular rende a vantagem de mando de quadra para o time de Dallas.

Para alcançar a final de conferência, o Mavericks passou em seis partidas pelo Portland Trail Blazers e quatro jogos pelo Los Angeles Lakers. O Thunder eliminou o Denver Nuggets em cinco partidas na primeira rodada e precisou de sete jogos para passar pelo Memphis Grizzlies.

A série coloca frente a frente dois astros que tiveram disputa direta por uma vaga na seleção da temporada 2010/11. Na votação, o ala Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) levou a melhor sobre o ala-pivô Dirk Nowitzki (Mavericks).

(3º) DALLAS MAVERICKS x OKLAHOMA CITY THUNDER (5º)
Confronto direto na temporada: 2 a 1 para o Dallas

DALLAS MAVERICKS

Campanha : 57 vitórias e 25 derrotas
Nos Playoffs : Vitória por 4 a 2 contra o Portland Trail Blazers e por 4 a 0 no Los Angeles Lakers
Quinteto inicial: Jason Kidd, DeShawn Stevenson, Shawn Marion, Dirk Nowitzki e Tyson Chandler
Técnico: Rick Carlisle
Destaque na temporada: Dirk Nowitzki, com médias de 23 pontos, 7 rebotes e 2,6 assistências por jogo.
Destaque nos playoffs: Dirk Nowitzki, com médias de 26,5 pontos, 8,4 rebotes e 2,8 assistências por jogo.
Curiosidade: Por conta da “varrida” sobre o Lakers na fase anterior, o Mavericks não joga desde o dia 8 de maio. A equipe vem de seis vitórias consecutivas, um recorde da franquia nos playoffs. Os texanos apostam na experiência para chegarem à decisão pela segunda vez na história: sete jogadores do elenco já atingiram a casa dos 30 anos de idade.

Dirk Nowitzki comemora a supremacia do Dallas sobre o Lakers no playoff
Getty Images
Dirk Nowitzki comemora a supremacia do Dallas sobre o Lakers no playoff


OKLAHOMA CITY THUNDER

Campanha: 55 vitórias e 27 derrotas
Nos playoffs: Vitória por 4 a 1 contra o Denver Nuggets e por 4 a 3 contra o Memphis Grizzlies
Quinteto inicial: Russell Westbrook, Thabo Sefolosha, Kevin Durant, Serge Ibaka e Kendrick Perkins
Técnico: Scott Brooks
Destaque na temporada regular: Kevin Durant, com médias de 27,7 pontos, 6,8 rebotes e 2,7 assistências por jogo.
Destaque nos playoffs: Kevin Durant, com médias de 28,9 pontos, 7,7 rebotes e 2,3 assistências por jogo.
Curiosidade: O elenco é muito jovem, mas conta com jogadores que já tiveram a oportunidade de conquistar títulos. O pivô Kendrick Perkins era titular na conquista do Boston Celtics em 2008. Seu reserva, Nazr Mohammed, integrava o San Antonio Spurs campeão de 2005. Além disso, os astros Russell Westbrook e Kevin Durant fizeram parte da seleção norte-americana que venceu o Mundial da Turquia em 2010.

Histórico : O Dallas chega às finais do Oeste pela quarta vez. Nas três anteriores, perdeu duas vezes: para o Lakers em 1988 e para o San Antonio Spurs em 2003. A única vitória ocorreu em 2006, quando bateu o Phoenix Suns e avançou à decisão, tendo perdido o título para o Miami Heat.
O Thunder atingiu esta fase seis vezes, todas quando ainda se chamava Seattle Supersonics. Venceu metade: 1978 (quando chegaria ao seu único título), 1979 e 1996.

Estas duas franquias estiveram frente a frente apenas duas vezes na história dos playoffs – ambas nos tempos em que o Thunder era de Seattle e atuava sob o nome de Supersonics. Na primeira fase dos mata-matas de 1984, o Mavericks levou a melhor e venceu a série melhor de cinco por 3 a 2. Três anos mais tarde, o Supersonics deu o troco, também na primeira fase, e triunfou em quatro jogos.

    Leia tudo sobre: nba
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.