Time catalão busca a décima terceira conquista do Campeonato Espanhol. Rival na decisão, Bizkaia Bilbao tenta feito inédito

Ricky Rubio é um dos destaques do Barcelona
Divulgação
Ricky Rubio é um dos destaques do Barcelona
O Barcelona tentará, a partir da próxima quinta-feira, ampliar o seu domínio na Liga ACB, o Campeonato Espanhol. O time catalão é o maior campeão da competição nacional e busca o seu décimo terceiro título.

A vitória na semifinal contra o Caja Laboral, time do armador brasileiro Marcelinho Huertas , colocou o Barcelona na quinta decisão consecutiva da Liga ACB. A equipe catalã venceu a competição pela última vez em 2009 quando levou a melhor sobre a TAU Cerámica, que depois tornou-se o Caja Laboral.

Desde que a Liga ACB foi criada em 1984, o Barcelona ficou com o troféu 12 vezes. O histórico rival Real Madrid foi campeão em oito oportunidades. O Caja Laboral tem três conquistas. Joventut de Badalona venceu duas vezes. Unicaja Málaga e Manresa completam a lista de vencedores.

Embora seja o maior vencedor desde a criação da Liga ACB, o Barcelona possui menos conquistas nacionais do que o Real Madrid. Considerando os resultados da Liga Espanhola de Basquete (anterior à 1984), o time da capital tem 30 taças contra apenas 15 da equipe catalã.

Na decisão, o Barcelona enfrentará um time que busca uma conquista inédita. O Bizkaia Bilbao derrotou o Real Madrid na semifinal. Com o resultado, a equipe irá participar pela primeira fez de uma final da Liga ACB.

A final será realizada em uma série melhor de cinco jogos. Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Barcelona tem a vantagem de fazer três partidas como mandante. O time catalão abre a disputa com dois confrontos em casa. Na sequência é a vez do Bilbao fazer duas em casa. Em caso de necessidade, o quinto embate será na Catalunha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.