Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Maccabi Tel Aviv elimina Real Madrid e é finalista da Euroliga

Time israelense bateu o gigante espanhol e neste domingo decide o torneio europeu contra o Panathinaikos da Grécia

iG São Paulo |

O Maccabi Tel Aviv é o segundo finalista da Euroliga. Em jogo disputado na tarde desta sexta-feira em Barcelona, onde está sendo disputado o “Final Four”, a equipe de Israel venceu o Real Madrid por 82 a 63. No próximo domingo, o Maccabi entra em quadra para enfrentar o Panathinaikos na decisão.

O ala norte-americano Chuck Eidson foi o grande destaque do Maccabi, com 19 pontos, oito rebotes e seis roubos de bola. O pivô Sofoklis Schortsanitis ajudou 16 pontos e pegou cinco rebotes. Com 14 pontos, o ala Guy Pnini também teve participação importante na vitória.

Pelo Real Madrid, apenas o pivô Ante Tomic (17 pontos e seis rebotes) e o ala-pivô Felipe Reyes (15 pontos e 14 pontos) anotaram dois dígitos de pontuação.

A final entre Panathinaikos e Maccabi Tel Aviv coloca frente a frente dois pentacampeões da competição. Os times decidiram o título continental em 2000 e 2001, com uma vitória para cada lado.

O jogo

O início de muitos erros de arremessos e faltas favoreceu a equipe do Real Madrid, que se aproveitou a altura de Reyes e Tomic para comandar o placar. O time seguiu na frente até o último minuto do primeiro quarto, quando os dois jogadores saíram de quadra e o Maccabi tomou a dianteira. Ao término dos dez primeiros minutos, os israelenses lideravam por 14 a 12.

A equipe de Israel esboçou disparar no marcador no começo do segundo período, anotando sete dos primeiros nove pontos. No entanto, com duas bolas de três do argentino Pablo Prigioni, o Real Madrid voltou a equilibrar o confronto e foi para o intervalo perdendo por três pontos (32 a 29).

O terceiro período seguiu no mesmo ritmo equilibrado do primeiro tempo até os cinco minutos finais. Neste momento, liderado por Eidson, o Maccabi anotou uma série de seis pontos sem resposta e elevou a diferença para oito. A vantagem permaneceu até o fim do quarto, que terminou em 55 a 47 para os israelenses.

A torcida em Barcelona esperava que o Real Madrid voltasse a equilibrar o confronto e tentasse uma última cartada para evitar a derrota no início do último período. Mas o que aconteceu foi o total oposto. A equipe espanhola afrouxou a defesa e viu, já nos primeiros dois minutos, o Maccabi levar a dianteira para 14 pontos.

E a situação não melhorou. Enquanto tentava arremessos desequilibrados, os espanhóis davam espaço para Schortsanitis e Eidson comandar a disparada do Maccabi. Sem reação adversária, os israelenses levaram a diferença para mais de 20 pontos e só precisaram esperar o cronômetro zerar para começar a comemoração.

O Real Madrid teve mais rebotes do que o adversário (39 a 34, 15 a cinco nos ofensivos), mas esbarrou no péssimo aproveitamento de quadra (31%). Do outro lado, o Maccabi teve menos posses, mas acertou mais de 50% dos arremessos de dois e três pontos. Nem mesmo o baixo acerto nos lances livres (50%) impediu a vitória israelense.

 

Leia tudo sobre: EuroligaReal MadridMaccabi Tel Aviv

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG