Equipe lidera Grupo E da competição e já está classificada para próxima fase. Turquia derrota Grã-Bretanha

A Lituânia comprovou o seu bom momento no Eurobasket feminino disputado na Polônia. Com ótima atuação de Sandra Linkeviciene, a equipe venceu Belarus por 68 a 50 e manteve o 100% de aproveitamento na competição continental.

Linkeviciene foi o principal nome do jogo. A armadora fechou a partida com um "double-duble" ao marcar 15 pontos e pegar 11 rebotes. Com o desempenho, a Lituânia conseguiu a sua quinta vitória em cinco confrontos na competição. Pelo lado de Belarus, Anastasiya Verameyenka foi a melhor com 13 pontos. No entanto, não foram suficientes para evitar o revés.

Agne Abromaite (com a bola) faz jogada para a Lituânia
Divulgação
Agne Abromaite (com a bola) faz jogada para a Lituânia
Agora, a Lituânia lidera o Grupo E da segunda fase da Eurobasket com oito pontos (quatro vitórrias e nenhuma derrota). O resultado já garante a equipe nas quartas de final da competição. Belarus aparece na quarta colocação com seis pontos. República Tcheca (sete pontos) e Rússia (seis pontos) completam a zona de classificação. Turquia em quinto e Grã-Bretanha em sexto estariam eliminadas.

O jogo

Belarus começou bem a partida. Com ataque consistente, a equipe conseguiu equilibrar as ações no quarto inicial. Foram sete trocas de liderança nos dez primeiros minutos da partida. No entanto, quem venceu o primeiro período foi a Lituânia: 13 a 12.

Belarus não conseguiu repetir o bom desempenho ofensivo no segundo quarto. Bem postada na defesa, a Lituânia não cedeu pontos nos cinco minutos finais do primeiro tempo e permitiu apenas nove pontos às adversárias. Com isso, as lituanas foram para o intervalo com oito de vantagem: 29 a 21.

A parada fez bem para Belarus. No retorno dos vestiários, a equipe reencontrou o bom trabalho de ataque. Contudo, a boa produção ofensiva da Lituânia impediu uma reação maior. Apesar da vitória por 17 a 15 no terceiro período, as bielorrussas seguiram atrás no marcador: 44 a 38.

O ataque da Lituânia fez a diferença no quarto final. Logo nos três primeiros minutos do período, as lituanas ampliaram a vantagem pela primeira vez para a casa de dez pontos. Atrás no marcador, Belarus passou a forçar a defesa. Não deu resultado. As bielorrussas não conseguiram conter o bom desempenho ofensivo das rivais e ficaram sem reação.


Turquia vence Grã-Bretanha e segue viva

A Turquia segue na briga pela quarta vaga do Grupo E da Eurobasket feminina disputada na Polônia. As turcas venceram a Grã-Bretanha por 64 a 57 na tarde deste sábado e assumiram a quinta colocação da chave.

Foi a primeira vitória turca na segunda fase da competição continental. Para vencer, a equipe contou com boa atuação de Nevriye Yilmaz. A pivô foi a cestinha da partida ao lado da britânica Natalie Stafford com 18 pontos.

No fechamento da segunda fase, a Turquia faz confronto direto com Belarus pela quarta vaga do Grupo E. Já eliminada, a Grã-Bretanha encara a Rússia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.