Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Lituânia mostra força, vence Rússia e lidera Grupo A

Lituanas dominam russas e conquistam segunda vitórias em dois jogos no Eurobasket feminino disputado na Polônia

iG São Paulo |

A Lituânia mostrou sua força na segunda rodada do Eurobasket feminino disputado na Polônia. Em partida disputada na quarta deste domingo, as lituanas levaram a melhor sobre a Rússia por 76 a 64.

Foi a segunda vitória da Lituânia na competição continental. A equipe havia vencido a Turquia na última sexta-feira. Agora, as lituanas lideram o Grupo A com dois triunfos em dois jogos. A Rússia divide a segunda posição com o time turco. As duas seleções tem um resultado positivo e um negativo. A Eslováquia aparece na lanterna com duas derrotas.

Divulgação
Sandra Linkeviciene tenta a jogada para a Lituânia
Para vencer, a Lituânia contou com ótimas atuações da armadora Ausra Bimbaite e da ala Egle Sulciute. As duas foram as cestinhas da partida com 20 pontos. Pelo lado da Rússia, a melhor foi a pivô Maria Stepanova com 17.

Agora, a Lituânia encara a Eslováquia na próxima segunda-feira (20). Se vencer, a equipe garante a primeira colocação do grupo e classifica automaticamente russas e turcas que se enfrentam no mesmo dia.

O jogo

Lituânia e Rússia fizeram um primeiro período bastante equilibrado. Com aproveitamento idêntico nos arremessos (37,5%), as duas equipes se alternaram no comando do placar no quarto inicial. Com isso, os dez primeiros minutos da partida terminaram com igualdade em 16 pontos no placar.

A Rússia apostou na briga no garrafão para dominar o segundo quarto. As russas fecharam o primeiro tempo com 25 rebotes contra 18 da Lituânia. Assim, as lituanas foram superadas por 19 a 14 no período apesar dos 11 pontos de Egle Sulciute e foram para o intervalo com desvantagem de cinco: 35 a 30.

Comandada por Ausra Bimbaite, a Lituânia voltou melhor para a segunda metade. O aproveitamento de ataque subiu para 42% e a equipe conseguiu a virada e abriu oito pontos de vantagem. A Rússia ainda conseguiu se recuperar e reduziu para apenas quatro antes do começo do último período: 56 a 52.

A reação russa persistiu no começo do quarto decisivo. Após uma cesta de três pontos da ala Irina Osipova a diferença entre as equipes caiu para apenas um ponto com seis minutos para o final da partida.

Após pedido de tempo feito pelo treinador Algirdas Paulauskas, a Lituânia conseguiu recuperar o controle do confronto. A equipe recolocou a vantagem em cinco pontos faltando dois minutos e meio para o final da partida.

Atrás no placar, a Rússia passou a forçar ataques. Não deu resultado, as russas erraram demais na quadra ofensiva. O time lituano melhorou nos rebotes e não deu chance para qualquer reação.

Anfitriãs vencem a primeira

A Polônia conseguiu fazer a festa da torcida pela primeira vez no Eurobasket feminino. Em sua segunda partida na competição, as donas da casa venceram a Alemanha por 75 a 60 na tarde deste domingo e conquistou a primeira vitória no torneio continental.

Agora a Polônia divide a segunda colocação do Grupo C com a Espanha. As duas equipes se enfrentam nesta segunda-feira. Quem vencer fecha a primeira fase em segundo. Quem perder aguarda o confronto entre Montenegro e Alemanha para saber se avança.

A pivô Ewelina Kobryn foi o destaque do jogo. A atleta foi a cestinha da partida com16 pontos. Ela ainda ficou perto de um "double-double" ao pegar nove rebotes. Pelo lado da Alemanha a melhor foi Romy Bär com 13 pontos. 

Leia tudo sobre: Eurobasket

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG