Em confronto europeu, lituanos triunfam por 71 a 54 e chegam à terceira vitória no torneio. Croácia passa apertado pelo Egito

A Lituânia abriu sua participação na segunda fase do Mundial Sub 19 com vitória sobre a seleção sérvia por 71 a 54. Este foi o terceiro triunfo seguido dos atuais campeões europeus Sub 18, que iniciaram a competição com uma decepcionante derrota contra a Croácia .

Jonas Valanciunas, pivô da seleção lituana
FIBA / Divulgação
Jonas Valanciunas, pivô da seleção lituana
Mais uma vez, o grande destaque lituano foi o pivô Jonas Valanciunas. O quinto selecionado do último “NBA Draft” saiu de quadra com 18 pontos e 13 rebotes. Já o armador Dovydas Redikas anotou 17 pontos e pegou cinco rebotes.

Pelo lado sérvio, o principal anotador foi o armador Aleksandar Cvetkovic, com 15 pontos. O ala-armador Petar Lambic e o pivô Nemanja Besovic fizeram dez pontos cada. Lambic ainda acumulou 12 rebotes.

Os lituanos tomaram o controle da partida logo no primeiro quarto, quando impuseram forte defesa e limitaram o adversário a apenas oito pontos. Anotando 19 pontos, abriram diferença de dois dígitos que suportariam até depois do intervalo.

Os sérvios se recuperaram no terceiro período e diminuíram a vantagem do oponente para apenas cinco pontos na abertura do último quarto – 48 a 43. No entanto, a Lituânia voltou a tomar as rédeas do confronto e com outros 10 minutos dominantes (como os iniciais) fechou a parcial em 23 a 11 e o jogo em 71 a 54.

Terceira colocada do grupo F, a seleção lituana entra em quadra novamente nesta terça-feira para enfrentar os EUA, únicos invictos da competição. Já os sérvios enfrentarão a Croácia, segunda colocada da chave.

Croácia sofre, mas vence Egito

Contrariando prognósticos, a seleção da Croácia teve muito trabalho para vencer os egípcios e garantir sua terceira vitória na competição. O triunfo dos europeus veio com uma enterrada nos últimos segundos de jogo, deixando o marcador em 83 a 81.

O pivô Dario Saric foi o principal jogador da Croácia, com 19 pontos, 16 rebotes e sete assistências. O ala Mario Hezonja anotou 15 pontos, enquanto o armador Toni Katic fez 14 pontos, cinco rebotes e sete assistências.

Os egípcios tiveram os dois cestinhas da partida: o pivô Assem Ahmed e o armador Omar Mohamed, cada um com 22 pontos. Ahmed ainda pegou 12 rebotes. O ala Zyad Mohamed contribuiu com mais 15 pontos na derrota.

Depois de terem o controle do marcador nos dois primeiros quartos, os croatas viram o Egito tomar o domínio das ações e empatar o placar em 66 pontos indo para os 10 minutos decisivos. O período final foi bastante equilibrado e um lance livre convertido por Katic faltando 1,8 segundo para o fim fez com que a Croácia abrisse dois pontos de frente.

Omar Mohamed ainda teve a chance de converter a última bola e dar a vitória para sua seleção, mas não acertou. Segundo colocado do grupo F, os croatas enfrentam nesta terça-feira a seleção da Sérvia. Os egípcios, lanternas da chave, vão encarar o Canadá.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.