Tamanho do texto

Competição será 'rebatizada' por sua nova principal patrocinadora, uma empresa espanhola de distribuição de eletricidade

A Liga ACB deverá ter um novo nome para a próxima temporada. A companhia de distribuição de energia elétrica Endesa está prestes a se tornar a principal patrocinadora da competição e terá o direito de “nomear” o torneio pelas próximas quatro temporadas.

ACB Photo
Barcelona comemora título da Liga ACB 2010/11
O jornal econômico espanhol “Expansión” afirma que a empresa, que também atua em quatro estados do Brasil (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará e Goiás), investirá cerca de € 5 milhões (R$ 11,4 milhões) para transformar a Liga ACB em Liga Endesa de basquete.

Representantes da Associação de Clubes de Basquete, que organiza a competição, marcaram uma assembléia extraordinária para a próxima quarta-feira (22) com o intuito de aprovar o patrocínio da Endesa e fechar o acordo com a companhia.

Caso o acerto seja oficializado, será a primeira vez que a Liga ACB passará por uma mudança de nome em 28 anos de existência.

A operação não é inédita no esporte espanhol. A primeira divisão do campeonato de futebol do país chama-se oficialmente Liga BBVA desde 2008, quando o grupo bancário BBVA obteve os direitos de nomear a competição.

Nesta temporada, o Barcelona sagrou-se campeão da Liga ACB ao bater o Bilbao nas finais por 3 a 0. A equipe fechou a fase de playoffs invicta, com campanha de oito vitórias ( incluindo três sobre o Caja Laboral , do armador Marcelinho Huertas) e nenhuma derrota.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.