Cinco títulos com a franquia e maior cestinha da história da NBA, ex-jogador gostaria de ter estátua na porta do Staples Center

Getty Images
Kareem Abdul-Jabbar, ex-jogador do Lakers
Kareem Abdul-Jabbar é um dos maiores ídolos da história do Los Angeles Lakers. Como atleta, o pivô conquistou cinco títulos para a franquia e detém o recorde de maior número de pontos anotados na história da liga. No entanto, o ex-jogador sente-se pouco apreciado pela equipe.

O ídolo revelou seu sentimento em relação ao time no início da semana, ao reclamar que não tinha uma estátua na parte externa do Staples Center. Até o momento, cinco ex-atletas receberam este tipo de homenagem e apenas dois deles defenderam o Lakers: Earvin “Magic” Johnson e Jerry West. Os outros três são: Wayne Gretzky (hóquei), Oscar de la Hoya (boxe) e Chick Hearn (ex-narrador do Lakers).

Na quinta-feira, porém, Abdul-Jabbar afirmou que a estátua não é o principal motivo do seu descontentamento, mas pequenos gestos da franquia ao longo do tempo. “São os pequenos incidentes acumulados que passam a sensação de que você não significa nada para eles”, disse.

“Eu tive que meu salário cortado, mas, ao mesmo, eles pagavam para o treinador algo como US$ 10 milhões (mais de R$ 16 milhões) por ano”, disse o ex-jogador, que também trabalhou em vários cargos gerenciais e como assistente técnico do Lakers.

As reclamações de Abdul-Jabbar também vão além de aspectos financeiros. “Estávamos viajando de Orlando há dois anos (finais da NBA) e colocaram-me em uma poltrona pequena, desconfortável, enquanto as cadeiras dos treinadores, nas quais geralmente viajo, estavam sem ninguém”, lembrou.

Avesso à polêmicas e discussões públicas, o ídolo só trouxe a sua insatisfação para a imprensa porque sentiu que precisava fazer algo. “Eu nunca fui muito de falar, sob nenhuma circunstância”, afirmou. “Sempre tentei me manter longe e não ser objeto de controvérsia. Esse não é o meu estilo, mas algo precisava ser dito”.

O Lakers ficou sabendo das reclamações do ex-jogador e o porta-voz da equipe, John Black, disse que a franquia está surpresa com a situação. Segundo o representante, a estátua de Abdul-Jabbar já está sendo planejada há algum tempo e, em breve, terá o seu lugar ao lado de West e Magic.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.