Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Jerry Colangelo já planeja seleção dos EUA para Londres-2012

Diretor da ''USA Basketball'' vai começar a checar interesse dos principais jogadores do país em disputar a próxima Olimpíada

iG São Paulo |

Dentro de um ano, a seleção norte-americana de basquete participará dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 defendendo a medalha de ouro conquistada em Pequim-2008. Em vista disso, o diretor da “USA Basketball”, Jerry Colangelo, já planeja consultar a partir do próximo mês os candidatos a uma vaga no time para saber o interesse de cada um em participar da competição.

Getty Images
Jerry Colangelo, diretor da USA Basketball
Há três anos, os campeões olímpicos se comprometeram a retornar ao elenco para a disputa em Londres. Craques como o ala-armador Kobe Bryant, o ala LeBron James e o pivô Dwight Howard estavam naquele grupo. No entanto, Colangelo entende que as circunstâncias envolvendo os atletas mudaram nas últimas temporadas.

“Só quero fazer um contato com todos em nossa lista, dar a eles um panorama do que está por vir”, afirmou o dirigente. “Basicamente para ter uma ideia sobre quais são os interesses e intenções deles com antecedência”.

A chance de alguns dos campeões olímpicos não estarem interessados em competir pela seleção no próximo ano existe, mas não chega a preocupar Colangelo. O executivo acredita que os EUA possuem material humano para substituir a ausência de jogadores importantes.

“Eu realmente não estou preocupado com a indisponibilidade de ninguém”, disse. “A única coisa que sei é que temos um espetacular grupo de opções. Quem quer que sejam os 12 atletas que vão para Londres, representarão bem nosso país”.

Um dos que podem não voltar ao time é Dwyane Wade. Nesta semana, o ala-armador do Miami Heat afirmou que está indeciso sobre a questão e pretende levar em conta vários fatores para tomar uma decisão definitiva.

Atualmente, a lista de Colangelo tem cerca de 30 nomes, mas apenas 18 seriam candidatos em potencial a uma vaga em Londres-2012. O problema agora é saber quando será possível ver os atletas em quadra, uma vez que o locaute da NBA tem chances reais de comprometer a disputa da temporada 2011/12.

“Estou confiante de que teremos uma temporada, para continuar avaliando os jogadores durante os próximos meses e, então, termos uma melhor posição”, falou o dirigente. “Felizmente, temos um ano para acompanhar e ver o que vai acontecer, mas estaremos prontos para tomar uma decisão quando for a hora”.

Por terem sido campeões mundiais na Turquia , no ano passado, os EUA têm vaga garantida nos Jogos Olímpicos sem a necessidade de disputar nenhum torneio qualificatório. Os outros representantes do continente serão conhecidos no Pré-Olímpico das Argentina, do qual o Brasil participa entre 30 de agosto e 11 de setembro.
 

Leia tudo sobre: NBAUSA BasketballJerry ColangeloDwyane Wade

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG