Doze melhores seleções da competição foram divididas em duas chaves. Oito primeiras estarão classificadas para as quartas de final

O Eurobasket feminino, disputado na Polônia, chegou ao fim de sua primeira fase nesta segunda-feira. Das 16 seleções participantes, quatro acabaram eliminadas – Eslováquia, Israel, Alemanha e Grécia – e as 12 restantes foram divididas em dois novos grupos.

As partidas da segunda etapa começarão a serem disputadas nesta quarta-feira.

As equipes classificadas carregam os resultados da primeira fase – a não ser aquele contra as seleções já eliminadas – para as novas chaves e jogam entre si. Ao término das cinco rodadas, os quatro melhores de cada grupo passam para os playoffs quartas de final.

No grupo E estão República Tcheca, Lituânia, Bielorrússia, Rússia, Turquia e Grã-Bretanha. Tchecas e lituanas estão nos dois primeiros lugares da chave por não carregarem derrotas da primeira fase.

A República Tcheca venceu os três jogos que disputou os três jogos que disputou na etapa inicial, incluindo a disputa direta pela liderança contra as bielorrussas por 67 a 62. Atuando apenas para cumprir tabela, a Lituânia perdeu o último jogo da primeira fase contra a eliminada Eslováquia , então não tem a derrota contabilizada na tabela.

O grupo F é composto por Montenegro, Letônia, França, Espanha, Polônia e Croácia. Montenegrinas e letonesas dividem a liderança da chave por não terem trazido reveses da primeira fase.

Assim como as tchecas, Montenegro conquistou três triunfos até o momento na competição e está invicta. A última vitória foi conquistada contra a eliminada Alemanha , mesmo poupando algumas de suas principais atletas, por 76 a 64. A Letônia, como a Lituânia, sofreu uma derrota na etapa inicial, mas contra a já eliminada Grécia.

Até o momento, a Espanha conta com a cestinha da competição. A armadora Alba Torrens teve média de 20 pontos por jogo nas três primeiras partidas da primeira fase e levou a seleção de seu país a ter o melhor ataque do Eurobasket, com 71,3 pontos anotados por confronto.

Confira a situação dos grupos E e F do Eurobasket feminino:

Grupo E

Seleção Vitórias Derrotas Saldo de pontos
República Tcheca 2 0 +20
Lituânia 2 0 +18
Bielorrússia 1 1 +10
Rússia 1 1 +3
Turquia 0 2 -21
Grã-Bretanha 0 2 -30

Grupo F

Seleção Vitórias Derrotas Saldo de pontos
Montenegro 2 0 +26
Letônia 2 0 +9
França 1 1 +43
Espanha 1 1 +6
Polônia 0 2 -32
Croácia 0 2 -52

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.