Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Golden State demite Keith Smart do cargo de treinador

Jerry Sloan e Jeff Van Gundy foram nomes comentados nesta quarta-feira para assumir o posto de técnico do Warriors

iG São Paulo |

Depois de Rick Adelman no Houston Rockets, agora foi Keith Smart perder o emprego. O Golden State Warriors demitiu-o do cargo de treinador nesta quarta-feira.

Depois de ter passado sete anos como assistente técnico de Don Nelson, Smart foi colocado no posto de técnico principal pelos novos donos da franquia, Joe Lacob e Peter Guber, que compraram o Warriors no final da última temporada por US$ 450 milhões (cerca de R$ 700 milhões).

Getty Images
Keith Smart foi demitido pelo Golden State
Smart, no entanto, tinha garantia de apenas uma temporada, esta, com direito a mais um ano de contrato em caso de apresentar um bom trabalho. Mas isso não ocorreu, pois o Golden State mais uma vez ficou de fora dos playoffs.

O time de Oakland (região metropolitana de São Francisco) fez uma campanha de 36 vitórias e 46 derrotas, aproveitamento de 43,9%). Houve uma melhora de dez vitórias em relação à temporada, passada, mas isso não apaziguou os novos donos da franquia.

“Foi uma decisão complexa, nada fácil de ser feita”, disse Lacob na manhã desta terça-feira. “Ninguém gosta de fazer mudanças que afetam a vida de alguém. Mas era algo que tinha que ser feito. Nós queremos voltar a ser grandes e sentimos que podemos melhorar”.

O Golden State investiu no ala-pivô David Lee (ex-New York Knicks) no começo desta temporada. Juntá-lo a Stephen Curry, medalha de ouro com os EUA no Mundial da Turquia, e a Monta Ellis, um dos melhores arremessadores da liga, deu a ilusão aos novos proprietários que o time poderia chegar aos playoffs; mas não aconteceu.

Desde 1994, apenas uma vez o Warriors chegou aos playoffs. Mesmo assim os torcedores costumam lotar a Oracle Arena. Entre os 30 participantes do campeonato, o Golden State ocupa a décima posição em média de público como mandante, que foi de 18.692 torcedores por partida, com uma ocupação de 95,4% de seu ginásio.

A franquia anunciou também que Larry Riley foi mantido no cargo de gerente geral e que Bob Myers foi contratado para ser seu auxiliar. Os dois terão a missão de encontrar um sucessor para Smart.

Lacob, no entanto, disse que gostaria de ver no comando técnico do Golden State um treinador experiente. Dois nomes foram muito comentados nesta quarta-feira em Oakland: Jerry Sloan, ex-treinador do Utah Jazz, demitido nesta temporada, e Jeff Van Gundy, ex-técnico do New York Knicks e Houston Rockets, atualmente trabalhando como comentarista de televisão.
 

Leia tudo sobre: Keith SmartJerry SloanJeff Van Gundy

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG