Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Franca vira sobre o Flamengo no fim e está perto da vaga na final

Atuando dentro de casa, equipe francana volta a bater os cariocas e precisa de uma vitória para assegurar classificação à decisão

iG São Paulo |

Franca está muito próximo de chegar à decisão do NBB. Depois de ter levado a melhor no primeiro confronto, a equipe contou com o apoio da torcida que encheu o ginásio Pedrocão neste domingo e venceu o Flamengo por 94 a 86, abrindo 2 a 0 na série melhor de cinco.

Cinco jogadores de Franca atingiram o duplo dígito na pontuação. O principal deles foi o ala Márcio Dornelles, que fez 18 pontos, além de ter apanhado quatro rebotes e recuperado quatro posses de bola. O armador Helinho Garcia e o ala-armador Vitor Benite colaboraram com 17 pontos cada um.

O Flamengo teve o cestinha do jogo: Marcelinho Machado, que acertou seis bolas de longa distância e marcou 40 pontos. O ala-armador ainda pegou seis rebotes e deu quatro assistências. Outro atleta que se destacou pelos cariocas foi o ala Guilherme Teichmann, que somou dez pontos e nove rebotes.

O jogo

Apesar de atuar na casa do rival, a equipe carioca se impôs no início e foi melhor. Apesar de permitir três chutes certeiros de longa distância de Benite, a defesa teve bom desempenho contra o ataque francano. O Flamengo ainda levou bastante vantagem nos rebotes: foram 12 capturados, sendo três deles ofensivos, contra apenas quatro dos locais.

O primeiro quarto terminou com o placar apontando oito pontos de superioridade dos visitantes (27 a 19). No período seguinte, o Flamengo chegou a abrir distância de uma dezena. Mas Franca encaixou uma defesa bem mais eficiente e conseguiu diminuir o prejuízo, tendo ido aos vestiários perdendo por cinco pontos (43 a 38).

Newton Nogueira/Divulgação
Márcio Dornelles, ala de Franca, sobe para fazer arremesso marcado por Marcelinho Machado

As equipes tiveram desempenho semelhante no retorno dos vestiários. Os mandantes não permitiram que o rival voltasse a disparar no terceiro quarto. Por outro lado, permaneceram em desvantagem no marcador.

Mas a situação mudou totalmente no último período. Foi quando o ataque de Franca, que vinha tendo desempenho discreto até então, emplacou um ritmo avassalador. Os jogadores do time local acertaram 12 dos 16 arremessos tentados ao longo dos dez minutos derradeiros e produziram 36 pontos.

Franca passou à frente com uma bola de três pontos convertida por Márcio, restando cerca de seis minutos para o fim. Daí em diante, a liderança não mudou mais de lado. O Flamengo não conseguiu reunir forças para retomar a superioridade e acabou sofrendo a segunda derrota na série, ficando bem próximo de ver o sonho de atingir a final do NBB pelo terceiro ano seguido chegar ao fim.

O panorama da série é bastante favorável à equipe francana, que pode garantir sua primeira classificação à decisão já no próximo confronto. O terceiro encontro entre as equipes será na terça-feira, novamente em Franca.

Leia tudo sobre: nbbplayoffs

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG