Tamanho do texto

Equipe comandada por Hélio Rubens conquista nova vitória dentro de casa e confirma "varrida" na série contra os cariocas

Franca é o primeiro finalista da temporada 2010/11 do NBB. Jogando dentro de casa, superou o Flamengo nesta terça-feira por 91 a 78 e conquistou a “varrida” na série ao vencer três jogos e não perder nenhum.

Houve confusão na reta final da partida. Quando partia para puxar o contra-ataque, o armador Fernando Penna jogou a bola entre as pernas de David Teague. Irritado com o lance, Marcelinho Machado cometeu a falta e partiu para cima do adversário. A partir daí, os jogadores dos dois times se estranharam e os seguranças do ginásio tiveram que entrar em quadra para apartar a briga.

Marcelinho terminou a partida como cestinha. O ala do Flamengo fez 27 pontos e ainda pegou cinco rebotes. Teague foi o outro atleta da equipe carioca que atingiu o duplo dígito de pontuação com os 15 pontos que fez.

O grande responsável pela vitória francana foi Vitor Benite. O ala-armador acertou seis bolas de longa distância e anotou 24 pontos. Além disso, distribuiu cinco assistências. O ala Dedé Martins marcou 17 pontos. Já o armador Helinho Garcia colaborou com 16 pontos e cinco rebotes.

O jogo

Franca teve a partida nas mãos desde o começo da disputa. A equipe da casa emplacou uma defesa bastante sólida e dominou os rebotes nos dez minutos iniciais. Liderado pelos oito pontos de Márcio Dornelles, o ataque também teve bom desempenho. Assim, o placar apontava 13 pontos de superioridade para os mandantes ao final do primeiro quarto (25 a 12).

Marcelinho voltou para o segundo período com a pontaria calibrada e iniciou a tentativa de reação do Flamengo. Melhor postado ofensivamente, a equipe rubro-negra conseguiu cortar o prejuízo para sete pontos no intervalo (41 a 34).

A aproximação dos visitantes foi brecada no segundo tempo. As quatro bolas de três pontos de Helinho permitiram que Franca voltasse a abrir distância de dois dígitos, que foi mantida pelo decorrer da disputa.

Completamente entregue, o Flamengo apenas observou o adversário confirmar a vitória no último quarto. Pela primeira vez na história do NBB, o representante carioca perdeu três partidas consecutivas. Também de forma inédita, a equipe não conseguiu vaga na decisão.

Franca agora espera pela definição da série entre Brasília e Pinheiros para conhecer seu adversário na grande final.