Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Franca bate Pinheiros e fecha primeira fase na liderança

Time do interior paulista mostra força dentro de casa e bate rival direto na briga pela ponta da tabela do NBB

iG São Paulo |

Franca é o melhor time da primeira fase do NBB. Jogando em casa, mostrou força e comprovou o bom momento ao vencer o ex-líder Pinheiros por 92 a 76 na tarde deste domingo. Com o resultado, a equipe do interior paulista "roubou" a liderança do rival para fechar para as quartas de final com a melhor campanha.

Para ser líder, o time francano precisava vencer o Pinheiros por oito pontos. O resultado garantiria um empate entre quatro equipes. Contudo, a equipe do interior paulista leva vantagem no confronto direto contra Pinheiros, Flamengo e Brasília.

As quatro equipes terminaram com 20 vitórias e oito derrotas. Nos critérios de desempate, o Franca assumiu a primeira posição seguido por Pinheiros, Brasília e Flamengo. As quatro equipes garantiram vaga direta nas quartas de final e participação no Torneio Interligas eque reúne os quatro melhores times do NBB e da Liga Argentina.

O Franca foi amplamente superior. Jogando em casa, a equipe venceu cada um dos quatro períodos. A chave para a vitória do time francano foi o jogo coletivo. Foram 19 assistências para os donos da casa contra apenas 12 do Pinheiros. Nesta estatística os destaques foram os armadores Fernando Penna e Helinho com seis cada.

Outro fator determinante foi a boa atuação do ala Márcio Dornelles. O jogador do Franca foi o cestinha da partida com 23 pontos. Pelo lado do Pinheiros o principal pontuador foi Marquinhos Vinicius com 17.

O jogo

Jogando em casa, o Franca começou melhor. Com 68% de aproveitamento nas ações ofensivas e 11 pontos do ala Márcio Dornelles, o time francano fechou o primeiro período com seis de vantagem: 29 a 23.

O Franca começou melhor o segundo período e logo nos primeiros minutos conseguiu abrir a vantagem necessária para encerrar a primeira fase na liderança. O Pinheiros chegou a ficar 12 pontos atrás no marcador, mas reagiu após pedido de tempo feito pelo treinador João Marcelo.

O jogo chegou aos três minutos do primeiro tempo com as equipes separadas por seis pontos a favor do Franca. Os donos da casa conseguiram conter a reação do Pinheiros. O time francano foi para o intervalo com 53 a 39.

Divulgação
Helinho tenta infiltração no meio da defesa do Pinheiros

O segundo tempo começou com o Franca pressionado pelas vitórias de Uberlândia e Bauru que poderiam tirar a equipe do interior paulista do G4. O Pinheiros aproveitou para reduzir a desvantagem para apenas sete pontos logo nos primeiros minutos do começo do terceiro quarto. No entanto, os visitantes não conseguiram ampliar o bom momento e o time francano reestabeleceu o conforto no marcador: 73 a 60.

Precisando reduzir a desvantagem, o Pinheiros passou a marcar na quadra ofensiva. Não deu resultado. O time da capital paulista forçou muitos arremessos de longa distância. O Franca achou espaços e conseguiu cestas fáceis e colocou a diferença entre as equipes em 18 pontos.

A vantagem do Franca chegou aos 20 pontos. Sem reação, o Pinheiros apenas assistiu aos donos da casa. O time francano gastou a posse de bola ao máximo para confirmar o triunfo e a primeira posição na primeira fase.

Leia tudo sobre: nbb

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG