Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Flamengo pode se isolar na ponta na rodada desta sexta no NBB

Com a derrota do Pinheiros, cariocas sobem para a liderança e podem abrir vantagem. Brasília continua na cola

iG São Paulo |

Antes mesmo de entrar em quadra na 12ª rodada do returno do NBB, o Flamengo já é líder. Com a derrota do então líder Pinheiros na noite desta quinta-feira, os cariocas, com 18 vitórias em 24 jogos, ultrapassaram os paulistas, que têm 18 vitórias em 25 jogos. Se vencer o Uberlândia em casa nesta sexta-feira, o rubro-negro se isola na liderança.

Divulgação
Flamengo pode se isolar na liderança do NBB
Os cariocas vêm de três vitórias consecutivas e tentarão devolver a vexativa derrota que sofreram no Triângulo Mineiro, por 89 a 68, no jogo do turno. Para isso, contarão com a força de jogar em casa (no ginásio da Gávea), como afirma o ala Marcelinho Machado, cestinha do time e do torneio.

“Queremos lutar pelo primeiro lugar, para levar a vantagem para os playoffs”, disse Marcelinho. “Vamos jogar em casa, com a torcida do nosso lado e precisamos vencer. Um bom resultado neste momento do campeonato é ainda mais importante. O Uberlândia é um time bem equilibrado, tem uma característica de jogo parecida com a nossa. Precisamos ditar o ritmo, dar a nossa velocidade à partida e marcar forte, sem dar espaços a eles”.

Uma vitória para os mineiros, além de dar moral ao time, interrompe a sequência de duas derrotas seguidas. Além disso, a equipe ainda pode alcançar uma vaga no grupo dos quatro primeiros e carimbar passagem direta às quartas de final.

A rodada também poderá ver o Brasília chegar à vice-liderança e Franca ou Bauru se consolidar na quarta posição. Em Belo Horizonte, Minas e Brasília travam um duelo de suma importância para os objetivos de ambas as equipes no NBB. Os candangos têm a possibilidade de ultrapassar o Pinheiros com uma vitória. Por outro lado, o Minas tenta figurar entre os oito primeiros na classificação, adquirindo vantagem de mando de quadra na fase de oitavas de final, que contará com equipes do 5º ao 12º lugar.

Brasília tem 18 vitórias em 25 jogos, campanha idêntica à do vice-líder Pinheiros, que vence no critério desempate confronto direto. O Flamengo tem as mesmas 18 vitórias, mas em 24 partidas. No domingo, haverá o jogo que poderá definir o líder do NBB, quando o Flamengo recebe o Brasília em seu ginásio.

"Mais um jogo difícil, pois o Minas está brigando para chegar aos playoffs e vai procurar uma vitória para melhorar sua classificação", disse o ala do Brasília Arthur Belchor. "Mas estamos preparados para fazer uma boa partida e sair com o resultado positivo, mesmo jogando em Belo Horizonte".

Guilherme Giovannoni, companheiro de Arthur, prega o respeito à equipe mineira, mesmo estando esta em má fase. "O Minas tem um jogo bem ordenado e uma defesa forte, sempre pressionando a bola", afirmou Giovannoni. "Vai ser mais um jogo difícil, contra uma equipe que está lutando por uma boa posição e teremos que ter a mesma concentração que tivemos em Matão, quando vencemos o Araraquara".

Divulgação
Alex tentará levar o Brasília a mais uma vitória, que dará chance ao time candando de assumir a ponta no domingo

O Minas vive uma temporada frustrante. Após conseguir a quarta colocação na temporada passada, com 17 vitórias em 26 jogos, o time vem tendo altos e baixos nesta temporada e sofre para entrar no grupo dos oito primeiros. No momento, a equipe é a nona colocada, com 12 vitórias e 12 derrotas.

Se a primeira fase terminasse hoje, o duelo nas oitavas de final seria contra o São José, oitavo colocado com 14 vitórias em 24 jogos. Na série melhor de cinco jogos, os paulistas teriam a vantagem de mando de quadra, fazendo três jogos emc asa e dois em Minas Gerais. "Vai ser um jogo muito difícil, já que nós não estamos em uma fase boa e uma vitória em casa ajudaria a levantar a nossa moral", afirmou o armador Cauê Borges.

O treinador argentino do Minas, Nestor Garcia, pode ver seu time com três desfalques importantes no jogo desta sexta-feira. Cestinha do time no torneio com médias de 18,8 pontos por jogo, o americano Bernard Robinson não joga, com dores na virilha. O também americano Bertt Winkelman (problemas intestinais) e o pivô Guilherme Hubner (lesão na coxa esquerda) ainda são dúvidas.

Por fim, o quarto colocado Bauru viaja até Franca, onde visita o time da cidade, que vem bem atrás na classificação. Quem sair vencedor consolida a quarta posição, que garante classificação direta às quartas de final e, também, participação no Torneio Interligas, disputa entre os quatro primeiros colocados do NBB e da Liga Nacional Argentina, em abril.

“Encaramos todos os jogos como decisivos”, disse o técnico de Franca, Hélio Rubens. “Temos que vivenciar o momento presente. Então esse jogo é o jogo da nossa vida. O primeiro passo é esse, mas depois temos mais três partidas pela frente também. Jogos entre nós são sempre equilibrados. Eles já ganharam aqui e nós também já ganhamos lá. Não há favoritismo para ninguém”.

O técnico de Bauru, Jorge Guerra, o Guerrinha, sabe do favoritismo de Franca, apoiado pela fanática torcida, mas confia no bom desempenho da equipe em jogos fora de casa: sete vitórias em 11 partidas. “Nossa equipe está encarando, desde o início, cada jogo como se fosse playoffs”, disse Guerrinha. “Você tem que estar sempre concentrado. Esse jogo é como se fosse o jogo 5 de uma série de playoffs, porque é um confronto direto”.

A rodada completa desta sexta-feira do NBB, com todos os jogos às 20h:

Franca x Bauru (SporTv)
Flamengo x Uberlândia
Joinville x Vitória
Paulistano x São José
Assis x Araraquara
Minas x Brasília

Quinta-feira:

Pinheiros 92 x 93 Limeira

Classificação:

1º Flamengo: 18-6 (75%)
2º Pinheiros: 18-7 (72%)
3º Brasília: 18-7 (72%)
4º Bauru: 16-8 (67%)
5º Franca: 16-8 (67%)
6º Uberlândia: 16-9 (64%)
7º Joinville: 15-9 (62,5%)
8º São José: 14-10 (58,3%)
9º Minas: 12-12 (50%)
10º Limeira: 11-14 (44%)
11º Araraquara: 7-17 (29,1%)
12º Paulistano: 6-18 (25%)
13º Vitória: 6-19 (24%)
14º Assis: 5-19 (20,8%)
15º Vila Velha: 5-20 (20%)

Leia tudo sobre: nbbminasbrasíliafcabauru

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG