Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Fiba decide no dia 13 sobre times de basquete da Grã-Bretanha

Sede dos Jogos Olímpicos do ano que vem, britânicos querem vaga assegurada nos torneios masculino e feminino

iG São Paulo |

A Fiba informou neste sábado que no próximo dia 13 de março, em reunião a ser realizada em Lyon (França), a entidade vai decidir se a Grã-Bretanha vai ter vaga assegurada ou não nos torneios de basquete masculino e feminino dos Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem.

De acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional), as entidades que regem suas respectivas modalidades têm direito de decidir sobre os participantes nas Olimpíadas. A federação britânica enviou relatório solicitando a vaga e apresentou um dossiê justificando o pedido.

“O progresso na quadra (dos britânicos) tem sido excelente, com a qualificação para os torneios da Eurobasket neste verão”, disse Patrick Baumann, secretário geral da Fiba. “As equipes (masculina e feminina) têm mostrado competitividade no mais alto nível na Europa”.

Pelas palavras de Baumann, é bem possível que a Grã-Bretanha garanta vaga automática para seus selecionados. O que também terá peso importante na decisão em favor dos britânicos é o fato de que a Fiba ter feito recentemente uma pesquisa sobre a popularidade do basquete na região e o resultado foi positivo.

“O basquete está muito popular entre os jovens (britânicos)”, disse Baumann. “Eles precisam agora de um projeto que venha robustecer (a modalidade) e capturar novos seguidores”.

Baumann disse que a Fiba pretende que os torneios masculino e feminino nos Jogos Olímpicos tenham alto nível técnico. Ao mesmo tempo, a entidade também está de olho na expansão da modalidade pelo mundo.

E a participação da Grã-Bretanha nas Olimpíadas ajudaria a modalidade a dar um salto importante na tentativa de fisgar mais adeptos.

Luol Deng, do Chicago Bulls, e Ben Gordon, do Detroit Pistons, são os dois jogadores mais importantes do time masculino.
 

Leia tudo sobre: Luol DengFibaOlimpíadas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG