Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Federação de basquete da Turquia cancela punição de Taurasi

Exames feitos por um laboratório turco foram reavaliados depois das declarações de defesa da estrela norte-americana

iG São Paulo |

A federação turca de basquete cancelou a suspensão provisória da norte-americana Diana Taurasi, flagrada no exame antidoping em dezembro passado.

Os exames encontraram a substância modafinil, originalmente utilizada para tratar distúrbios do sono. A ala-armadora da seleção dos EUA, no entanto, afirma ser inocente, contestando os resultados.

Segundo a federação, o laboratório retratou o relatório emitido após avaliar as declarações da atleta. No entanto, a entidade não afirma que a clinica tenha cometido um erro.

“A federação decidiu suspender por precaução a punição dada a jogadora Diana Lorena Taurasi, para evitar que a jogadora e o clube sejam prejudicados futuramente”, a entidade informou em nota oficial.

Com a nova decisão, Taurasi está livre para jogar e também pode disputar os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. O COI (Comitê Olímpico Internacional) não permite que atletas suspensos por seis meses ou mais por doping participem dos jogos.

Apesar disso, o contrato da atleta com o Fenerbahce, onde ela joga durante a pausa da temporada norte-americana, foi rescindido, depois de testar positivo na contraprova do exame.

“Nossa jogadora estava certa”, disse Aziz Yildrim, presidente do Fenerbahce. “É uma vergonha que tenham banido ela. Esse erro nos custou o campeonato europeu”.

A atleta voltará para os EUA e disputará a WNBA em junho, quando a liga recomeça, defendendo o Phoenix Mercury. Ela foi a líder em pontos da competição nos últimos quatro anos.
 

Leia tudo sobre: Diana TaurasiWNBADOPING

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG