Sem experiência na função, novo treinador trabalha atualmente como comentarista de televisão das redes ESPN e ABC

O Golden State Warriors anunciou nesta segunda-feira a contratação de Mark Jackson para assumir o cargo de treinador da equipe a partir da próxima temporada. De acordo com o jornalista norte-americano Adrian Wojnarowski, o ex-jogador e atual comentarista da ESPN e ABC assinou acordo de três anos de duração e receberá US$ 6 milhões ao longo do período.

“Depois de uma extensa procura e de analisarmos bastante, decidimos que ele é o técnico ideal para este time”, disse Larry Riley, gerente geral do Golden State. “Ele traz uma abordagem jovem para a nossa equipe, e o fato de ele ter tido uma carreira estelar e de ter atuado como líder de alguns times que tiveram sucesso na liga será de grande valor”.

Esta será a primeira experiência de Jackson como treinador, e ele demonstra estar animado com a nova carreira. “Estou muito entusiasmado com esta oportunidade e ansioso para encarar o desafio de transformar o Warriors em uma potência da liga”.

Jackson construiu a carreira de jogador entre os anos de 1987 e 2004, com passagens bastante destacadas por New York Knicks e Indiana Pacers – time com o qual conquistou o vice-campeonato da NBA em 2000. Em 17 temporadas na liga, teve médias de 9.6 pontos e 8 assistências por partida.

Tido como um dos melhores armadores que apareceram na NBA nos últimos anos e que tinha o bom passe como principal característica, Jackson somou 10.334 assistências durante sua trajetória como profissional. Apenas John Stockton e Jason Kidd o superam no fundamento.

O Golden State teve 36 vitórias e 46 derrotas na temporada 2010/11 e ficou de fora dos playoffs. Foi a 15ª vez nos últimos 17 anos que a equipe teve campanha negativa.

A contratação de Jackson, que assumirá o time depois que a decisão entre Miami Heat e Dallas Mavericks chegar ao fim, não é a primeira medida tomada pela administração da equipe em busca da evolução. O respeitado dirigente Jerry West, conhecido por seu trabalho no Los Angeles Lakers, foi contratado para integrar a direção da franquia .

    Leia tudo sobre: nba
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.