Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Ex-atletas recebem premiação no dia de Martin Luther King

Durante dia que celebra a vida do ativista, Mays, Reed e Wilkens receberam uma homenagem por suas contribuições sociais

iG São Paulo |

Nesta segunda-feira, como toda terceira segunda-feira do mês de janeiro, comemorou-se o dia de Martin Luther King no EUA. Neste dia, além de rechear a rodada com muitos jogos, a NBA também homenageia ex-atletas que, assim como Luther King, tiveram importância na luta contra o racismo.

Neste ano, em Memphis, cidade onde o ativista foi assassinado em abril de 1968, os homenageados foram Willie Mays, ex-jogador de baseball e os integrantes do hall da fama da NBA Willis Reed e Lenny Wilkens. Os três receberam o Prêmio Legado do Esporte do Museu Nacional de História Civil.

Eles receberam a honraria em uma cerimônia feita na quadra, antes da partida entre Memphis Grizzlies e Chicago Bulls, nesta segunda-feira.

Wilkens, que jogou entre 1960 e 75 e costumava jogar cartas com Luther King, ficou emocionado com a premiação: “É uma grande honra, pois King mudou o pensamento de várias pessoas e mostrou o caminho para os direitos civis que vemos hoje”.

Reed, que atuou entre 1964 e 74, foi sete vezes escolhido para o All-Star Game e tem sua camisa número 19 aposentada pelo New York Knicks, disse que muitos atletas negros tiveram sucesso graças a Luther King: “Alguém um dia se sentiu como eu, quando era jovem e resolveu lutar pelo que queria e conseguiu chegar lá, graças as palavras de King”.

Os atletas visitaram no domingo o Museu Nacional de História Civil, que fica localizado no antigo Hotel Lorraine, onde Luther King foi assassinado.

“Foi muito emocionante visitar o museu”, disse Wilkens. “É chocante, pois vivemos tudo que está retratado lá. Sabemos como tudo aconteceu e isso nos trás muitas memórias. Temos que manter na mente dos nossos jovens que o sonho de King está acontecendo e a eleição de Barack Obama é um exemplo disso”.

Mays, que é 24 vezes All-Star MLB (Major League Baseball), principal liga de baseball do mundo e tem uma fundação para ajudar na educação de jovens carentes. A organização mantida por Wilkens providência assistência médica e escolas para famílias pobres.

 

Leia tudo sobre: NBA

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG