Time norte-americano foi dominado pela Austrália no primeiro tempo, mas conseguiu a virada e o triunfo na segunda metade

Os EUA ficaram com a quinta colocação no Mundial Sub 19 disputado na Letônia. Em um jogo bastante equilibrado, os norte-americanos conseguiram a virada e venceram a Austrália por 78 a 77 na manhã deste domingo.

A Austrália comandou o placar durante todo o primeiro tempo. Contudo, a defesa norte-americana permitiu apenas 34 pontos aos australianos na segunda metade (foram 43 nos dois quartos iniciais) e conseguiu a virada. Além da boa atuação defensiva, os EUA contaram com partida inspirada de Timothy Hardaway Jr. O jogador foi o cestinha da equipe com 21 pontos.

Meyers Leonard tenta arremesso para os EUA
Divulgação
Meyers Leonard tenta arremesso para os EUA
O principal pontuador da partida foi o australiano Hugh Greenwood com 26. No entanto, o jovem armador falhou na tentativa que poderia dar o triunfo para sua equipe. Faltando apenas seis segundos, o jogador errou o tiro de três pontos que determinou o revés.

Com a vitória, os EUA fecham a participação com oito vitórias e apenas uma derrota na competição. Já os australianos venceram cinco vezes e saíram derrotados em quatro partidas.

O jogo

A Austrália começou melhor a partida. Com apenas um ponto sofrido nos primeiros três minutos, a equipe aproveitou para abrir cinco de vantagem. Os australianos seguiram no comando do marcador durante os dez minutos inicias apesar da melhora norte-americana. Dominado nos rebotes, os EUA fecharam o primeiro quarto amargando o placar de 24 a 21.

Asssim como fez no quarto inicial, a Austrália começou o segundo período mais ligada. Bem na defesa, a equipe ampliou o conforto no marcador para oito pontos. Comandados por Timothy Hardaway Jr, os norte-americanos se recuperaram novamente e reduziram a desvantagem para apenas quatro antes do intervalo: 43 a 39.

O segundo tempo começou equilibrado. A diferença entre as equipes oscilou entre seis e dois pontos nos primeiros minutos. Contudo, os norte-americanos melhoraram na defesa. A equipe evitou os últimos ataques dos australianos no terceiro período e conseguiu a assumir a liderança pela primeira vez no jogo.

O panorama do final do terceiro período persistiu no começo do quarto decisivo. Os australianos seguiram com dificuldades para pontuar. Com isso, os norte-americanos tomaram o controle da partida e estabeleceram vantagem entre três e seis pontos.

Hugh Greenwood apareceu com quatro pontos seguidos e uma assistência nos dois minutos finais para virar o placar para os australianos. Jeremy Lamb recolocou os norte-americanos no controle do marcador, mas deixou a Austrália com a última bola e a chance de ganhar a partida. A oportunidade não foi aproveitada por Greenwood e os EUA ficaram com o triunfo.


Polônia vence e fica com sétimo lugar

A Polônia encerrou com vitória a sua participação no Mundial Sub 19 disputado na Letônia. A equipe passou pela Croácia por 82 a 70 na briga pelo sétimo lugar da competição internacional.

Para vencer, os poloneses contaram com grande atuação do pivô Piotr Niedzwiedzki. O jogador foi o cestinha da partida com 29 pontos. Outro bom nome foi Michal Machalak. O armador colaborou com 23. Pelo lado da Croácia, o destaque o pivô Dario Ceric com 21.

Com o resultado, a Polônia fecha o Mundial com cinco vitórias em nove jogos. Já a Croácia obteve resultados positivos em apenas quatro das suas nove partidas na competição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.