Treinador Sergio Scariolo aguarda naturalização para contar com o ala-pivô do Oklahoma City Thunder no torneio continental

O treinador da seleção espanhola, Sergio Scariolo, incluiu o ala-pivô congolês Serge Ibaka, que atua pelo Oklahoma City Thunder, entre os 15 convocados para o período de preparação para o Eurobasket masculino. O atleta está em processo de naturalização e a confederação de basquete do país recebeu garantias de que os trâmites legais serão resolvidos antes do início da competição.

Getty Images
Serge Ibaka, ala-pivô da seleção espanhola

“Nós esperamos que ele possa jogar, mesmo que não tenhamos nenhuma certeza de que isso acontecerá”, disse Scariolo. “Existe um otimismo moderado e confiamos que, em breve, vamos ter boas notícias sobre isso”.

Entre 2006 e 2009, antes de reforçar o Thunder, Ibaka jogou na Espanha por times de divisões inferiores. As boas atuações no país fizeram com que fosse selecionado na primeira rodada do NBA Draft de 2008.

A situação da Espanha com Ibaka é semelhante a que o Brasil vive com o armador Larry Taylor , de Bauru. Um dos 20 convocados por Rubén Magnano para os treinos visando o Pré-Olímpico da Argentina , o norte-americano depende do fim do processo de naturalização para poder defender a seleção.

Por precaução, Scariolo convocou um 16º jogador que ficará com a vaga de Ibaka caso o congolês não consiga naturalizar-se: o ala-pivô Nikola Mirotic, do Real Madrid. O atleta, que está com a seleção sub-20 espanhola no momento, recebeu o prêmio de estrela em ascensão da última edição da Euroliga .

A convocação de Mirotic, que tem apenas 20 anos, foi motivada pela recusa de alguns jogadores importantes em defender a Espanha. Álex Mumbrú, finalista da Liga ACB com o Bilbao , e Jose Garbajosa anunciaram aposentadoria da seleção. Já Fran Vásquez, campeão nacional com o Barcelona , alegou cansaço para pedir dispensa .

Ibaka não é o único atleta da NBA a ser convocado por Scariolo. Outros cinco atletas fazem companhia ao congolês: os armadores Jose Calderon (Toronto Raptors) e Ricky Rubio (recém-contratado pelo Minnesota Timberwolves) , o ala-armador Rudy Fernandez (Portland Trail Blazers), o ala-pivô Pau Gasol (Los Angeles Lakers) e o pivô Marc Gasol (Memphis Grizzlies).

Completam a lista de convocados: o armador Víctor Sada (Barcelona), os alas-armadores Juan Carlos Navarro (Barcelona), Sergio Llull (Real Madrid) e Rafa Martínez (Valencia), os alas Carlos Suárez (Real Madrid), Fernando San Emeterio (Caja Laboral) e Víctor Claver (Valencia) e os pivôs Felipe Reyes (Real Madrid) e Xavi Rey (Gran Canaria).

Scariolo ainda terá que cortar três atletas do grupo para fechar a lista dos 12 que defenderão a Espanha no Eurobasket. A competição será disputada entre 31 de agosto e 18 de setembro na Lituânia. Os dois finalistas asseguram classificação para as Olimpíadas de Londres-2012.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.