Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Ênio Vecchi diz que convite para seleção feminina é "irrecusável"

Treinador jamais trabalhou com equipes femininas. Ele dirigiu o time masculino no Mundial de 94 e terminou na 11ª colocação

Agência Estado |

O paulistano Ênio Ângelo Vecchi, de 51 anos, ainda não teve muito tempo para se acostumar: no último domingo foi anunciado oficialmente como técnico da seleção feminina de basquete, com contrato até 2012. "Parece que os dias estão emendados", disse o treinador, que nesta segunda-feira concedeu as suas primeiras entrevistas como dono do cargo.

Ênio será o terceiro técnico da seleção feminina no curto mandato de Carlos Nunes, que assumiu a presidência da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) em maio de 2009, e terá a difícil missão de classificar o time para as Olimpíadas de Londres, em 2012. Ele substitui o espanhol Carlos Colinas, que ficou apenas nove meses no cargo e decepcionou no Mundial da República Tcheca -- a equipe ficou em 9.º lugar.

Antes de ter empossado Ênio, a CBB ouviu o "não" de dois técnicos. Resolveu, então, apostar em um treinador sem qualquer experiência com equipes femininas e que precisará, ainda, dividir forças com o time masculino que dirige, o Vitória, do Espírito Santo. A "vida dupla" do técnico se estenderá até o fim do NBB (Novo Basquete Brasil), em abril do ano que vem.

Apesar da situação complicada, Ênio diz que não vacilou para assumir a seleção. "Quando me ligaram, falei na mesma hora que tinha interesse e só pedi que falassem com o presidente do meu clube", afirmou. "Fui prontamente atendido e, enquanto isso, tive um tempinho para pensar. Acho que ninguém em sã consciência recusa esse convite. Foi uma feliz surpresa".

Assumir uma seleção não é novidade para Ênio. Ele comandou a seleção masculina no Mundial do Canadá, em 1994, quando ficou com a 11.ª colocação (a segunda pior na história). Também foi auxiliar de João Marcelo Leite no Sul-Americano deste ano, na Colômbia -- a seleção garantiu o ouro e a vaga para o Pré-Olímpico de Mar del Plata, na Argentina, em 2011.

 

Leia tudo sobre: Ênio VecchiHortência MarcariCBBCarlos Nunes

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG