Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Direção da NBA abre mão de exigir o fim dos contratos garantidos

Negociações sobre novo acordo trabalhista apresentam primeiro sinal de avanço. Próxima reunião está agendada para a terça-feira

iG São Paulo |

A cúpula da NBA e a associação de jogadores da liga se reuniram nesta sexta-feira em Nova York por cerca de cinco horas e deram sequência às negociações sobre um novo acordo coletivo de trabalho , que finalmente mostraram sinais de avanço.

Depois de ouvir argumentos da associação contrários à proposta de extinção dos contratos garantidos dos jogadores, a direção da liga acabou cedendo e concordou em desistir de exigir o fim deste tipo de acordo.

A medida foi aprovada pela associação de atletas. No entanto, há ainda uma grande diferença de interesses financeiros entre as duas partes a ser resolvida, além do desejo da cúpula da NBA de implantar um teto salarial inflexível para as equipes a partir da próxima temporada.

“Cada movimentação é importante, mas não chega a ser um avanço tão significativo se ainda não há um teto salarial rígido definido”, disse Jeffreu Kessler, um dos advogados da associação dos jogadores.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira (21). Para o presidente da NBA, David Stern, o encontro será decisivo para definir que rumo as negociações irão tomar.

“A hora de ter uma visão otimista ou pessimista será na terça-feira”, declarou Stern. “Vai ser um dia importante. O tempo está se esgotando, mas ambas as partes aparentam, pelo menos para mim, ter a intenção de chegar a um acordo até o dia 30 de junho”.

O dia 30 de junho, citado por Stern, representa a data em que o atual acordo coletivo trabalhista da NBA chega ao fim. O impasse nas negociações pode acabar comprometendo a realização da próxima temporada.

Vale lembrar que em 1998, a demora para se chegar a um acordo resultou no atraso do início da temporada 1998/99. Naquele campeonato, cada time disputou apenas 50 jogos na fase classificatória e não houve “All-Star Game”.

Leia tudo sobre: nbadavid stern

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG