Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Dallas encara Miami e pode conquistar título inédito da NBA

Jogando fora de casa neste domingo, franquia texana tem primeira chance da história da franquia de levantar o troféu

iG São Paulo |

A temporada 2010/11 da NBA pode acabar neste domingo. O Dallas Mavericks lidera por 3 a 2 a série melhor de sete partidas da final contra o Miami Heat e tem o seu primeiro "match point". Se vencer o jogo disputado na Flórida, a equipe texana irá conquistar o título inédito na história da franquia.

null

Quando estiver em ação às 21h de Brasília deste domingo no American Airlines Arena em Miami, o Dallas estará diante de uma situação jamais vivida na história da franquia. Fundada em 1980 e com 31 temporadas na NBA, jamais o Mavericks entrou em quadra para uma partida com a possibilidade de conquistar o título.

O time de Dallas tenta ser a décima sétima equipe a levantar o troféu de campeão da NBA. Neste grupo já está o Heat. Campeão em 2006 sobre o próprio Mavericks, o time de Miami joga para evitar a conquista inédita do rival e forçar o sétimo e decisivo encontro que seria realizado na próxima terça-feira também na Flórida.

Ingredientes para uma grande partida neste domingo não faltam. O primeiro deles é a rivalidade. O vídeo de LeBron James e Dwyane Wade, craques do Miami, "zombando" do estado de saúde de Dirk Nowitzki do Dallas, acirrou os ânimos. A dupla de astros do Heat simulou tosses para satirizar a crise de sinusite do rival.

Dirk não deixou por menos. O alemão chamou de infantil e ignorante a atitude dos jogadores do Miami. A polêmica não é a primeira. Anteriormente, DeShawn Stevenson, companheiro de Nowitzki, havia dito que a dupla do Heat simula faltas e que são bons atores.

Outro ingrediente que pode movimentar a decisão é a tentativa de recuperação de LeBron. Tido como o principal nome do Miami antes das finais, o jogador não conseguiu fazer boas partidas até o momento. No quarto duelo da série, James fez apenas oito pontos e amargou a pior marca de sua carreira em playoffs. Mesmo com um "triple-double" no jogo passado, o astro segue criticado pelo seu desempenho nos últimos períodos.

Se LeBron está em busca de recuperação, Dirk corre atrás de feitos. O alemão busca o seu primeiro título e o primeiro da história do Dallas. Se conseguir, o jogador deve receber o prêmio de MVP (melhor jogador) das finais e tornar-se apenas o segundo europeu a ficar com o troféu.

Getty Images
Dallas de Dirk Nowitzki (centro), Tyson Chandler (à esq) e Jason Kidd (à dir) pode ser campeão neste domingo

Para isso, o alemão aposta no bom desempenho de sua equipe atuando como visitante . O Dallas venceu partidas fora de casa em todas as séries de playoffs neste campeonato. Já o Miami amargou apenas um revés como anfitrião. A derrota aconteceu justamente para o Mavericks na segunda partida da série.

Outro que pode fazer história é Rick Carlisle. O comandante do Dallas pode entrar para o seleto grupo de campeões como jogadores e treinadores. Ele pode ser o décimo a realizar a façanha.

Outro tempero para o jogo poderia ser a dúvida sobre utilização de Wade na partida. Com dores no quadril desde o choque com Brian Cardinal na última quinta-feira, o jogador chegou a ter participação na partida deste domingo colocada em dúvida. No entanto, o craque treinou normalmente neste sábado e assegurou a presença em quadra .

Com Wade em quadra, o Miami tenta evitar uma escrita. Na história das finais da NBA, as séries estiveram empatadas em 2 a 2. Em 19 dessas oportunidades, o time que venceu o quinto jogo (situação do Dallas) ficou com o troféu. No entanto, a última vez que isso aconteceu foi no ano passado quando o Los Angeles Lakers virou sobre o Boston Celtics.
 

Leia tudo sobre: LeBron JamesMiami HeatDallas MavericksDirk Nowitzki

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG