Atuais campeões europeus Sub18 perdem para croatas por 88 a 75. Dona da casa, Letônia estreia com vitória sobre Taipei

O último jogo desta quinta-feira marcou a primeira grande surpresa da primeira rodada do Mundial Sub19. A seleção da Lituânia, campeã européia Sub18 no ano passado, foi derrotada pela Croácia por 88 a 75. Com a vitória, os croatas lideram o grupo C ao lado do Canadá, que superou a Coreia do Sul na estrei a .

O armador Toni Katic foi o cestinha da Croácia com 23 pontos, além de pegar cinco rebotes e distribuir quatro assistências. Os pivôs Dario Saric e Boris Barac fizeram 22 pontos cada. Saric ainda pegou 11 rebotes.

Pela Lituânia, o destaque ficou por conta do pivô Jonas Valanciunas – selecionado pelo Toronto Raptors na quinta escolha do último “NBA Draft” – com 19 pontos, 13 rebotes e cinco tocos. O ala-armador Zygimantas Skucas contribuiu com 13 pontos.

Depois de um primeiro tempo bastante equilibrado, a vitória croata se desenhou nos três minutos que antecederam o intervalo, com uma série de cestas sem resposta lituana. Anotando 13 dos últimos 15 minutos do segundo período, a Croácia foi para os vestiários vencendo por 42 a 31.

Ao contrário do que se imaginava, a Croácia continuou mandando na partida no retorno do intervalo. Emplacando uma série de sete pontos para abrir o terceiro período, elevou a diferença para 18 pontos e apenas administrou o resultado para alcançar o improvável triunfo.

Nesta sexta-feira, a Lituânia vai em busca da recuperação ao enfrentar a Coreia do Sul, com quem divide a lanterna da chave. Os croatas encaram a seleção canadense.

Letônia abre participação vencendo Taipei

Diferente da Lituânia, o time da casa fez jus ao seu favoritismo e abriu o Mundial Sub19 com vitória. Jogando em Valmiera , a Letônia bateu Taipei por 85 a 67 e assumiu a liderança do grupo B ao lado dos australianos.

O ala Janis Timma foi o principal responsável pelo triunfo, saindo de quadra com 23 pontos e 14 rebotes. O ala-pivô Davis Bertans, selecionado pelo San Antonio Spurs no recente recrutamento da NBA, contribuiu com 13 pontos e sete rebotes.

Taipei foi liderado pelo ala Hu Long-Mao, que teve 18 pontos e quatro rebotes. Além dele, apenas Chen Ying-Chun conseguiu dígitos duplos em pontuação (11).

Apesar do resultado dilatado, a Letônia não teve facilidade nos dois primeiros quartos, quando enfrentou partida equilibrada e os asiáticos conseguiram manter-se no jogo. Os letões só desgarraram a partir da segunda metade do terceiro período. Marcando 12 dos 19 pontos derradeiros do quarto, os europeus selaram a vitória expandindo a diferença para 66 a 47.

Nesta sexta-feira, os asiáticos enfrentam a Argentina, enquanto a Letônia faz confronto de líderes com Austrália .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.