Dallas e Lakers fazem duelo de equipes experientes. Pela primeira fez na semi, Oklahoma City Thunder e Memphis fazem a outra série

Quatro times ainda seguem vivos na briga pela conquista da Conferência Oeste. Atual bicampeão, o Los Angeles Lakers precisará passar pelo Dallas Mavericks se quiser fazer a quarta final consecutiva. Na outra semifinal o Oklahoma City Thunder disputa um lugar na final. Quem levar a conferência garante um lugar na grande decisão da NBA.

O Lakers viveu momentos questionáveis na série de playoffs contra o New Orleans Hornets. Após ser superado no primeiro duelo mesmo jogando em casa , o time de Los Angeles ficou em desvantagem na série. Em seguida, a equipe teve que lidar com uma lesão no tornozelo de Kobe Bryant . No entanto, a equipe californiana se recuperou, fez dois bons jogos e avançou.

O rival do Lakers será o Dallas. O time texano também encontrou bastante dificuldade no começo da série contra o Portland Trail Blazers. Cada equipe venceu seus dois primeiros jogos em casa. No momento decisivo o Mavericks voltou a ser forte e fechou o duelo .

Na outra semifinal estão duas equipes surpreendentes. O Oklahoma evoluiu desde a queda na primeira rodada da temporada passada. Com tranquilidade, o Thunder dominou o Denver Nuggets e conseguiu a vaga inédita . O adversário será o Memphis que despachou nada mais nada menos do que o San Antonio Spurs, primeiro colocado do Oeste na primeira fase .

Confira abaixo os dois confrontos de semifinal do Leste com detalhes sobre cada um dos quatro times envolvidos na disputa.

(2º) LOS ANGELES LAKERS x DALLAS MAVERICKS (3º)
Confronto direto na temporada: 2 a 1 para o Lakers

Los Angeles Lakers de Kobe Bryant terão que superar o Dallas para seguir vivo na briga pelo tricampeonato
Getty Images
Los Angeles Lakers de Kobe Bryant terão que superar o Dallas para seguir vivo na briga pelo tricampeonato

LOS ANGELES LAKERS
Campanha: 57 vitórias e 25 derrotas
Nos playoffs: Vitória por 4 a 2 sobre o New Orleans Hornets
Quinteto inicial: Derek Fisher, Kobe Bryant, Ron Artest, Pau Gasol e Andrew Bynum
Técnico: Phil Jackson
Destaque: Kobe Bryant, com médias de 25,3 pontos, 5,1 rebotes e 4,7 assistências por jogo.
Destaque nos playoffs: Andrew Bynum, com médias de 15,2 pontos, 10,3 rebotes.
Curiosidade: A participação de Andrew Bynum foi decisiva na série contra o New Orleans. O jogador saltou de quarto principal cestinha da equipe na temporada regular para a segunda posição nos playoffs. Enquanto Kobe Bryant, Pau Gasol e Lamar Odom tiveram quedas de médias em pontuação, o pivô melhorou 3,9.

DALLAS MAVERICKS
Campanha: 57 vitórias e 25 derrotas
Nos playoffs: Vitória por 4 a 2 sobre o Portland Trail Blazers
Quinteto inicial: Jason Kidd, DeShawn Stevenson, Shawn Marion, Dirk Nowitzki e Tyson Chandler
Técnico: Rick Carlisle
Destaque: Dirk Nowitzki, com médias de 23 pontos, 7,0 rebotes e 2,6 assistências por jogo.
Destaque nos playoffs: Dirk Nowitzki, com médias de 27,3 pontos, 7,8 rebotes e 3 assistências por jogo.
Curiosidade: O Dallas não teve uma defesa muito agressiva na primeira rodada dos playoffs quando superou o Portland Trail Blazers. Entre as equipes que seguem vivas na briga pelo título, o Mavericks é o pior em número de erros forçados, roubadas de bola e bloqueios.

Histórico: O domínio é do Lakers quando o assunto é playoffs. O time de Los Angeles venceu 12 das 18 partidas entre ambos na pós-temporada. A equipe californiana conseguiu vitória nas três séries entre ambos. No entanto, a última vez que o duelo aconteceu foi em 1988.

Atual bicampeão, se conseguir ficar com o troféu pela terceira vez consecutiva o Lakers igualará o Boston no número de conquistas. O time de Los Angeles venceu o campeonato em 16 oportunidades. Já o Dallas busca a conquista inédita.

Prognóstico: Lakers deverá vencer em sete jogos. As duas equipes oscilaram bastante na temporada assim como seus principais jogadores, Kobe Bryant pelo time de Los Angeles e Dirk Nowitzki pelo Mavericks. Outro duelo interessante na série é entre os reservas. Jason Terry do Dallas já levou o prêmio de melhor sexto homem duas vezes, mas neste ano quem levou foi Lamar Odom. O confronto pode ser decidido no mando de quadra e o time californiano tem esta vantagem.

(4º) OKLAHOMA CITY THUNDER x MEMPHIS GRIZZLIES (8º)
Confronto direto na temporada: 3 a 1 para o Memphis

Cestinha da liga, Durant é a principal arma do Thunder para superar Memphis e fazer final inédita
Getty Images
Cestinha da liga, Durant é a principal arma do Thunder para superar Memphis e fazer final inédita

OKLAHOMA CITY THUNDER
Campanha: 55 vitórias e 27 derrotas
Nos playoffs: Vitória sobre o Denver Nuggets por 4 a 1
Quinteto inicial: Russell Westbrook, Thabo Sefolosha, Kevin Durant, Serge Ibaka e Kendrick Perkins
Técnico: Scott Brooks
Destaque : Kevin Durant, com médias de 27,7 pontos, 6,8 rebotes e 2,7 assistências por jogo.
Destaque nos playoff : Kevin Durant, com médias de 32,5 pontos, 5,6 rebotes e 3,6 assistências por jogo.
Curiosidade : O Oklahoma City Thunder tem o melhor desempenho ofensivo nos playoffs. A equipe somou 102,2 pontos de média na série em que eliminou o Denver. O time de Kevin Durant é o único com rendimento centenário e conseguiu isso através de um ótimo trabalho nos rebotes: 48,2 por jogo.

MEMPHIS GRIZZLIES
Campanha: 46 vitórias e 36 derrotas
Nos playoffs: Vitória por 4 a 2 sobre o San Antonio Spurs
Quinteto inicial: Mike Conley, Tony Allen, Sam Young, Zach Randolph e Marc Gasol
Técnico: Lionel Hollins
Destaque: Zach Randolph, com médias de 20,1 pontos, 12,2 rebotes e 2,2 assistências por jogo.
Destaque nos playoffs : Zach Randolph, com médias de 21,5 pontos, 9,2 rebotes e 3,3 assistências por jogo.
Curiosidade : O jogo do Memphis se concentrou no garrafão. Marc Gasol e Zach Randolph foram os principais cestinhas da equipe na série contra o San Antonio. No caminho contrário, a equipe não teve bom desempenho nos arremessos longos. O Grizzlies foi o segundo melhor no aproveitamento de bolas de dois pontos (47,5%), mas o pior em tiros que valeram três (3,7).

Histórico : As duas equipes conseguiram feitos inéditos nesta temporada. Tanto o Oklahoma quanto o Memphis jamais haviam conseguido vencer uma série de playoffs. Quem levar a melhor no confronto se garante pela primeira vez na decisão da Conferência Oeste.

Prognóstico : O Oklahoma deve vencer a série em seis jogos apesar da surpreendente boa fase do Memphis. O Thunder mostrou muita força física na série contra o Denver Nuggets. A equipe ainda tem o mando de quadra e dois jogadores vivendo um ótimo momento. Kevin Durant e Russell Westbrook podem fazer a diferença contra o time que eliminou o San Antonio Spurs, dono da melhor campanha da Conferência Oeste.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.