Para Jason Terry e Jason Kidd, alemão do Dallas Mavericks evoluiu e está mais ativo vocalmente nas últimas temporadas

Dirk em ação pelo Dallas
Getty Images
Dirk em ação pelo Dallas
Não é apenas com pontos que Dirk Nowitzki ajuda o Dallas Mavericks. O alemão é o grande líder da franquia texana em quadra. Mais ativo vocalmente nos últimos anos, o jogador ganhou elogios de seus companheiros pela liderança exercida sobre os outros atletas dentro e fora de quadra.

"Ele (Dirk) cresceu neste papel (de líder)", disse Jason Terry. "Quando eu cheguei ao Dallas, as pessoas questionavam liderança dele. Mas ele fez isso, ele cresceu. Líderes nascem. Nos dois últimos anos ele tem a voz mais ativa em momentos críticos. Há jogos em que ele é o primeiro a falar no vestiário, não o treinador. Os outros jogadores enxergam isso".

Dirk é o principal cestinha do Dallas nos playoffs. O jogador tem média de 28,1 pontos por partida. Terry vem logo abaixo com 16,9. No entanto, a parceria de sucesso dentro da quadra tem momentos complicados. O alemão revelou que discute muito com o companheiro e a relação entre os dois é de "amor e ódio".

O experiente Jason Kidd seguiu a linha de pensamento de Terry. Para o armador, "quando Dirk fala, todos os outros jogadores escutam e levam para o coração". O atleta ainda afirmou que o alemão também evoluiu em outros aspectos como escolha de passes e ajuda defensiva.

Nowitzki está no Dallas desde 1998 e disputou todas as suas 13 temporadas na liga com a camisa do Mavericks. O alemão disputou 993 partidas e somou 22.792 mil pontos pela franquia texana. É a segunda vez que ele disputa uma final da NBA. Em 2006, o jogador amargou uma derrota na decisão contra o Miami Heat.

Nowitzki terá mais uma vez a chance de comprovar a sua liderança neste domingo. O Dallas recebe o Miami para o terceiro jogo da final da temporada. O confronto está empatado em 1 a 1. O encontro acontece às 21h de Brasília.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.