Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Com oito clubes, Liga de Basquete Feminino tem início neste sábado

Torneio será organizado por empresa e terá a chancela da CBB. Presidente da entidade e Hortência falaram ao iG

Bruno Pongas, iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237861600085&_c_=MiGComponente_C

A temporada inaugural da LBF (Liga de Basquete Feminino) tem início no próximo sábado. O campeonato, que é organizado e custeado pela BS+B (Brunoro Sports Business) e que tem a chancela da CBB (COnfederação Brasileira de Basquete, contará com oito equipes: Americana, Araçatuba, Catanduva, Ourinhos, Santo André, São Caetano, Joinville e Mangueira.

Nesta terça-feira, em evento realizado na capital paulista, o torneio foi apresentado à imprensa. Nomes de peso, como Carlos Nunes, presidente da CBB, Hortência Marcari, diretora da CBB, e Márcio Cattaruzzi, presidente da LBF, estiveram presentes e falaram sobre essa nova empreitada do basquete nacional.

Desde maio conversamos com os clubes e delineamos alguns pontos, explicou Cattaruzzi. Primeiro chegamos a um consenso sobre o formato do campeonato, depois organizamos as cotas dos patrocinadores junto às equipes e o acerto com a TV. Tudo transcorreu na maior boa vontade para trazermos coisas novas para o basquete feminino. Esperamos agora implantar todas as nossas ideias, completou.

Rafael Amadei/Divulg.
Para Carlos Nunes, LBF conta com as melhores equipes do Brasil

Para Carlos Nunes, a expectativa é que o nacional feminino cresça a cada ano com o auxílio dos patrocinadores. A expectativa (em torno do torneio) é a maior possível, tendo em vista que o campeonato conta com as melhores equipes em atividade no Brasil, afirmou.

Esperamos que esse apoio (dos patrocinadores) sirva como chamariz para os outros times, já que conseguimos aquilo que todos desejavam: custos menores. Buscamos parceiros que vêm absorvendo os custos maiores, como transporte e hospedagem. Cabe ao clube fazer apenas a equipe, pontuou.

No ponto de vista de Hortência Marcari, o surgimento da Liga de Basquete Feminino é um passo muito importante para a modalidade. Segundo ela, é preciso um campeonato nacional forte para que os clubes saibam andar com as próprias pernas.

Rafael Amadei/Divulg.
Hortência explicou que a BS+B bancará os custos das viagens das equipes

Está se fazendo uma nova imagem do basquete feminino, explicou a ex-jogadora. Se a gente tiver um campeonato interno forte, o trabalho vai aparecer mais rápido. É como um bebê quando nasce. Enquanto ele não souber andar com as próprias pernas você não pode soltá-lo. É isso que estamos fazendo; estruturando a liga, os clubes, para que lá na frente eles possam caminhar com as próprias pernas, concluiu.

Por fim, a veterana armadora Helen Luz, que veste a camisa de Americana, opinou sobre o torneio. Para ela, a disputa ficará concentrada entre os clubes paulistas, que possuem mais força dentro do cenário nacional.

É impossível negar que as equipes de São Paulo têm seu favoritismo, afirmou. Acho que o título vai ficar entre Catanduva, Santo André, Americana e Ourinhos. Fico feliz em saber que todo mundo que está envolvido com o basquete está tentando dar esse up pra modalidade. Eu tenho certeza que o basquete feminino está num bom caminho e eu tenho feito minha parte, finalizou.

Rafael Amadei/Divulg.
O Americana, de Helen, é um dos grandes favoritos ao título nacional

Tabela completa da primeira rodada

Time 1 Time 2 Horário
13/nov Santo André Americana 17h00
13/nov S.Caetano Ourinhos 18h00
13/nov Joinville Araçatuba 17h00
13/nov Mangueira Catanduva 18h00

Jogos transmitidos ao vivo pelos canais SporTV em 2010

Time 1 Time 2 Horário
13/nov Santo André Americana 17h00
15/nov Joinville Catanduva 21h00
20/nov Ourinhos Araçatuba 17h00
22/nov Mangueira S.Caetano 21h00
27/nov Catanduva Catanduva 16h00
29/nov Araçatuba Santo André 21h00
11/dez Ourinhos Americana 17h00
13/dez Catanduva Ourinhos 16h00

Leia tudo sobre: basquete - nacional feminino

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG