Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

China espera contar com Yao Ming para Campeonato Asiático

Pivô que jogou apenas cinco partidas na temporada 2010/11 da NBA é a principal aposta da seleção chinesa para tentar vaga olímpica

iG São Paulo |

Yao Ming passa por um momento complicado na carreira. Nas últimas duas temporadas da NBA, o pivô disputou somente cinco partidas pelo Houston Rockets. No entanto, a seleção chinesa está confiante de que o atleta pode ter condições de jogar o Campeonato Asiático de Basquete em setembro.

Apesar de ainda estar se recuperando de uma cirurgia no tornozelo para reparar uma séria fratura sofrida em novembro, Ming foi convocado para o período de treinos da seleção previstos para começar no próximo mês.

O capitão do selecionado nacional, Liu Wei, é um amigo próximo do pivô e tenta acompanhar o processo de recuperação do jogador. Os dois foram companheiros de time no início de carreira atuando pelo Shangai Sharks.

“Ele vai ficar em Shangai por mais alguns dias e, depois, volta para os EUA para fazer uma nova avaliação”, disse Wei, que mantém a cautela ao falar de Ming. “Ninguém saberá se Yao vai ter condições de jogo até os resultados desta avaliação saírem”.

O Campeonato Asiático de Basquete deste ano será sediado pela China e vai servir como torneio qualificatório para as Olimpíadas de 2011. Apenas o campeão do continente garante vaga em Londres. Por isso, a presença de Ming (principal jogador da seleção) é de extrema importância.

Depois da derrota para o Irã na final da edição de 2009, Wei diz que o título é uma obrigação: “Nós temos que conseguir o título desta vez não somente para assegurar nossa ida para Londres, mas para recuperarmos o respeito dentro da Ásia”.

Ming completará 31 anos poucos dias antes do início da competição continental, mas seu histórico de lesões remete ao de um atleta muito mais velho. O chinês já quebrou e fraturou o pé e o tornozelo esquerdo durante a carreira de nove anos na NBA. Estas lesões fizeram com que perdesse quase 160 jogos desde o fim da temporada 2008/09.

O contrato do pivô com o Houston Rockets termina no próximo dia 1º de julho. Ming disse que gostaria de renovar o vínculo com a franquia.

 

Leia tudo sobre: NBAYao MingHouston Rockets

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG