Tamanho do texto

Sérvio defendeu cinco times em 13 temporadas e conquistou seu primeiro troféu em 2011

selo

Getty Images
Peja Stojakovic defendeu cinco times nas 13 temporadas em que atuou na NBA
Campeão da temporada passada da NBA pelo Dallas Mavericks, o ala sérvio Peja Stojakovic, de 34 anos, anunciou na noite da última segunda-feira a sua aposentadoria, depois de defender cinco times durante 13 anos na principal liga de basquete do mundo. 

O jogador ganhou o seu primeiro título da NBA em junho passado e agora afirma estar convencido de que precisava se retirar das quadras. "Me sinto abençoado por ter tido o dom de jogar basquete profissional. Sempre tive um grande amor pelo jogo e tenho um grande respeito por isso, e sei que esta era o momento de sair", informou Stojakovic, por meio de um comunicado. 

Conhecido também por ser um dos maiores arremessadores do mundo, Stojakovic foi campeão europeu de basquete em 2001 e do mundo em 2002 pela Sérvia. Por causa de suas boas atuações na NBA, ele ainda participou por três vezes do All-Star Game, em 2002, 2003 e 2004. 

Atrapalhado por lesões nas costas e no pescoço nos últimos anos, o sérvio disse que pretende seguir ligado ao basquete e à NBA agora de outra forma, e salientou que resolveu se aposentar também para poder ficar mais tempo ao lado de sua esposa, Aleka, e dos seus três filhos. 

Antes de se tornar campeão pelo Dallas, Stojakovic defendeu Sacramento Kings, Indiana Pacers, New Orleans Hornets e Toronto Raptors. Exímio arremessador, o sérvio é o quarto jogador que mais converteu bolas de três pontos na história da NBA. Desta forma, ele converteu 1.760 pontos, ficando atrás apenas de Jason Kidd (1.795), Reggie Miller (2.560) e Ray Allen (2.612).

    Leia tudo sobre: nba