Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Butler e Connecticut disputam título universitário nesta segunda

Equipes se enfrentam no Reliant Stadium, em Houston. Por conta da decisão, não haverá rodada da NBA nesta noite

iG São Paulo |

O campeonato universitário norte-americano de basquete terá seu vencedor conhecido nesta segunda-feira. Vice-campeã em 2010, Butler classificou-se para a final pelo segundo ano consecutivo e luta por uma conquista inédita. O adversário será Connecticut, que busca o terceiro título da sua história. O jogo começa às 22h de Brasília e terá transmissão ao vivo da ESPN.

Por conta da decisão, não haverá rodada da NBA. Há apenas dois dias durante todo o calendário da temporada regular da liga em que não há realização de jogos. Um deles é na véspera de Natal (24 de dezembro). O outro é justamente na data em que acontece a final do torneio universitário.

O palco da decisão será o Reliant Stadium, estádio de futebol americano localizado na cidade de Houston. A expectativa é que o público seja ainda maior do que as 75.421 pessoas que compareceram às semifinais do sábado.

Butler não consta entre as mais tradicionais equipes do basquete universitário norte-americano. Até dois anos atrás, jamais havia passado das oitavas de final. Até que em 2010, não só conseguiu vaga ao “Final Four” como chegou à decisão. Acabou sendo derrotado por Duke por 61 a 59, numa partida bastante emocionante e definida apenas no último segundo.

Do time vice-campeão em 2010, saiu Gordon Hayward. Selecionado na nona escolha do NBA Draft do último ano pelo Utah Jazz, é o único jogador vindo de Butler na liga.

Connecticut, por sua vez, possui 12 representantes na NBA. Emeka Okafor (pivô do New Orleans Hornets) e Ben Gordon (ala-armador do Detroit Pistons) foram os dois principais responsáveis pelo mais recente título da escola, conquistado em 2004 ao bater Georgia Tech por 82 a 73.

Esta foi a segunda conquista da história de Connecticut. A primeira ocorreu cinco anos antes, em 1999, e teve como grande destaque Richard Hamilton (ala-armador do Detroit Pistons).

Getty Images
Kemba Walker, armador de Connecticut
Quem se candidata a ser mais um atleta da universidade com destaque na liga profissional é Kemba Walker, que está cotado para ser uma das primeiras escolhas do próximo NBA Draft. As médias do armador no campeonato chamam a atenção: são 23,7 pontos, 5,4 rebotes e 4,6 assistências por partida.

Outro jogador importante para a campanha de Connecticut é Alex Oriakhi. O ala-pivô de 2,06m registra 9,6 pontos e 8,7 rebotes por confronto.

A maioria das projeções do NBA Draft de 2011 coloca Shelvin Mack como o próximo estudante de Butler a ingressar na NBA. O jovem armador acumula 16,1 pontos, 4,4 rebotes e 3,5 assistências por jogo.

No entanto, seria difícil imaginar a escola chegando à decisão pelo segundo ano consecutivo sem as atuações decisivas do ala Matt Howard, sobretudo nas últimas partidas. Ele é o maior cestinha e o principal reboteiro da equipe no torneio, com 16,7 pontos e 7,8 rebotes de média.

Leia tudo sobre: butlerncaafinal fourconnecticut

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG