Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Brasília finaliza temporada regular do NBB em busca da liderança

Brasilienses ainda podem chegar à ponta, mas dependem de tropeços de Pinheiros e Flamengo, que ainda têm dois jogos a fazer

iG São Paulo |

Realizando seu último jogo da temporada regular nesta sexta-feira, o Brasília vai em busca a primeira colocação do NBB, quando recebe o Joinville na Capital Federal. Porém, os brasilienses não dependem das próprias forças e contam com tropeços de Pinheiros e Flamengo.

Divulgação
Marquinhos tenta manter Pinheiros em 1º
O atual campeão nacional chegou a assumir a ponta do torneio na sexta-feira passada, com a vitória sobre o Minas em Belo Horizonte e as derrotas de Pinheiros e Flamengo. Mas, no domingo, deixou-a escapar, ao ser derrotado pelo Flamengo no Rio de Janeiro.

Tendo já realizado 27 dos 28 jogos da temporada regular, Brasília tem 19 vitórias, em um aproveitamento de 70,3%. Para terminar na ponta, a equipe precisa bater os catarinenses e torcer para tropeços dos dois líderes. Porém, ambos têm mais dois jogos a realizar, o que pode complicar os planos dos brasilienses.

"O Joinville é uma equipe composta por jogadores experientes e sempre é um adversário difícil de ser batido, mesmo quando joga fora de casa", disse o ala-pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília. "Mas precisamos da reabilitação para garantir um bom posicionamento nesta primeira fase e vamos lutar por isso".

Já o Joinville, com dois jogos a realizar, tenta chegar ao "G4" da competição, garantindo vaga direta nas quartas de final e no Torneio Interligas. O time de Alberto Bial venceu suas três últimas partidas e ainda pode chegar no grupo dos quatro, também contando com o tropeço dos adversários.

"Este será um jogo duro, pois Brasília é o atual campeão e vem lutando pelos primeiros lugares", disse o ala-armador Paulinho Boracini, do Joinville. "Como sofreu uma derrota na última rodada, Brasília vai querer a reabilitação, ainda mais jogando em casa. Mas o nosso time vem de uma sequência boa de jogos, está crescendo em uma hora importante da competição e lutaremos pela vitória".

Vice líder, o Flamengo tem desafio duro. No interior de São Paulo, o time visita o São José, que contará com o retorno de seu principal jogador, o pivô Murilo Becker. Cestinha do time, o jogador teve uma lesão no púbis em fevereiro e ficou de fora por 11 jogos.

"Estamos classificados para os playoffs, mas pela equipe que a gente tem, podemos muito mais que isso", afirmou Murilo, dono de médias de 20,9 pontos e 7,6 rebotes nos 14 jogos que disputou antes da contusão. "Eu, que fui contratado como jogador importante, não queria ficar de fora dos playoffs. Treinei ontem (terça-feira) e me senti bem".

Divulgação
Brasília tem compromisso difícil em casa, na busca pela liderança

São José, com 14 vitórias em 26 jogos (53,8% de aproveitamento) não tem chances de ir além da oitava posição, mas quer confirmar a atual colocação, para ter vantagem nas oitavas de final, contra Minas ou Limeira.

Os objetivos do Flamengo são diferentes. Os cariocas buscam terminar na primeira posição para ter mando de quadra em todas as fases dos playoffs. Na temporada passada, isso não ocorreu na final, onde o time perdeu o quinto e decisivo jogo da decisão para o Brasília jogando no Distrito Federal.

"Estamos brigando pela liderança e vamos jogar duas vezes fora de casa, precisando vencer ambos", disse o ala-pivô Jefferson William, do Flamengo. "Sabemos que este duelo contra São José será muito duro. Vamos fazer um trabalho especial para marcar o Fúlvio e o Murilo, que são dois jogadores diferenciados".

O líder Pinheiros tem, teoricamente, o jogo menos complicado dentre os três líderes. A equipe vai até Matão, no interior de São Paulo, enfrentar o ascendente Araraquara. O time da casa precisa de apenas uma vitória para se garantir nos playoffs.

"Esta edição do NBB está muito equilibrada e temos entrar em quadra para este duelo contra Araraquara concentrados e sabendo que será um jogo difícil, mesmo com o adversário não vivendo um bom momento", afirmou o ala-pivô Alexandre Olivinha, de Pinheiros. "Estamos na liderança e a nossa meta é vencer para manter este posicionamento, já que, se fecharmos a etapa na ponta, teremos vantagem em todas as séries dos playoffs".

Rodada completa de sexta-feira no NBB:

Brasília x Joinville (19h, SporTV)
Limeira x Minas (20h)
São José x Flamengo (20h)
Araraquara x Pinheiros (20h)
Franca x Paulistano (20h)
Vitória x Assis (20h)
Vila Velha x Bauru (20h)

Classificação:

1º Pinheiros: 19-7 (73%)
2º Flamengo: 19-7 (73%)
3º Brasília: 19-8 (70,3%)
4º Franca: 18-8 (69,2%)
5º Uberlândia: 18-9 (66,6%)
6º Bauru: 17-9 (65,3%)
7º Joinville: 17-9 (65,3%)
8º São José: 14-12 (53,8%)
9º Minas: 12-14 (46,1%)
10º Limeira: 11-15 (42,3%)
11º Paulistano: 8-18 (30,7%)
12º Araraquara: 8-18 (30,7%)
13º Vitória: 6-20 (23%)
14º Vila Velha: 5-21 (19,2%)
15º Assis: 5-21 (19,2%)

Leia tudo sobre: nbbbrasíliapinheiros

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG