Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Associação dos jogadores quer fim da idade limite para entrar na NBA

Atualmente, nenhum atleta pode ingressar na liga com menos de 19 anos e um ano de formado no ensino médio

iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237882325000&_c_=MiGComponente_C

A NBPA, a associação dos jogadores, adicionou um tópico a mais em suas exigências para a renovação do acordo salarial com a NBA. A entidade quer que a liga acabe com o limite de idade imposto para que atletas se tornem profissional.

Desde a temporada 2005/06, quando o acordo foi renovado, a NBA impôs idade mínima de 19 anos para que se ingresse na liga. Mais ainda, que ele tenha se graduado há pelo menos um ano no high school, o nosso ensino médio. Isso obrigaria o atleta a estar na faculdade por pelo menos um ano.

Nós queremos que tudo volte a ser como era, disse uma fonte de dentro da NBPA para o site da ESPN norte-americana. Antes deste último acordo, jogadores podiam saltar direto do high school para a NBA. Os casos mais conhecidos são os de Kobe Bryant, LeBron James, Dwight Howard e Kevin Garnett.

Os jogadores são filosoficamente contra esta determinação, prosseguiu a fonte. A grande maioria dos jogadores acha que um atleta tem que ter o direito de tomar o seu caminho. Se ele tem talento e quer ganhar dinheiro para ajudar a família, ele deveria ter esse direito. Este é o princípio.

Billy Hunter, diretor executivo da NBPA, tem dito que a situação está bastante complicada. Classificou em 99% de a possibilidade de haver uma greve e a próxima temporada não ser disputada.

Esta nova questão é apenas a ponta do iceberg. Os jogadores não concordam com a proposta da NBA em reduzir o montante destinado aos atletas em cima do que a liga fatura.

No momento, este percentual é de 57%. A NBA quer repartir o bolo; ou seja: 50% para cada lado. Isso implicaria, segundo a NBPA, em uma perda de quase US$ 1 bilhão para os jogadores.

Com um cenário desses, Hunter tem enviado mensagens para os atletas economizarem dinheiro, pois existe a possibilidade de não acontecer a próxima temporada. Brandon Jennings, armador do Milwaukee Bucks, disse que se isso ocorrer ele volta para a Itália, onde jogou há duas temporadas.

 

Leia tudo sobre: basquete - nba

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG