Tamanho do texto

Ex-atleta encerrou a carreira aos 38 anos. Ega, ala-pivô de Santo André, avisa que vai chorar na despedida da "irmã"

Helen Luz, que defendeu Americana nesta edição da Liga de Basquete Feminino, anunciou sua aposentadoria nesta semana, aos 38 anos. A ex-jogadora será homenageada neste domingo em São José dos Campos, no intervalo da decisão entre Ourinhos e Santo André.

Divulgação
Helen com a camisa da seleção brasileira
Ega, um dos destaques de Santo André na LBF, tem uma forte amizade com Helen. A ala-pivô estará em ação no domingo ajudando sua equipe a conquistar o título. Mas disse que não conseguirá segurar a emoção durante a cerimônia que homenageará a ex-jogadora.

“Nossa, vou chorar tanto que nem sei se terei condições de voltar para o segundo tempo”, afirmou Ega, que não esconde o carinho especial que tem por Helen. “A gente dividia o quarto na seleção. Ela tem um ótimo caráter e, como jogadora, foi uma das mais inteligentes que eu já vi. Além de jogar muito, ela fazia o time jogar”.

Ega conta que ela e Helen sempre se trataram como irmãs. Esta proximidade rendeu até uma história curiosa, da época em que as duas jogavam na Espanha.

“Eu jogava com a Sílvia, irmã dela, e fomos enfrentar a equipe da Helen”, conta Ega. “Quando nos encontramos no aquecimento, ela cumprimentou a Sílvia com um ‘oi, Sil’, se virou para mim e sorriu ‘oi, irmãzinha’. As jogadoras do meu time ficaram surpresas e disseram que não sabiam que éramos irmãs. Foi difícil elas entenderem o que estava acontecendo..."

Uma das jogadoras mais vitoriosas da história do basquete brasileiro, Helen fez parte da seleção brasileira que venceu o Mundial da Fiba de 1994, na Austrália. Participou também da conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de 2000, em Sidney, também na Austrália.

Durante a carreira, Helen teve passagens pelos EUA e pela Europa. Na WNBA (liga norte-americana de basquete feminino), defendeu o Washington Mystics por três temporadas. No Velho Continente, jogou em clubes da Espanha e da Rússia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.