Publicidade
Publicidade - Super banner
Basquete
enhanced by Google
 

Após a aposentadoria, Helen Luz será homenageada na final da LBF

Ex-atleta encerrou a carreira aos 38 anos. Ega, ala-pivô de Santo André, avisa que vai chorar na despedida da "irmã"

iG São Paulo |

Helen Luz, que defendeu Americana nesta edição da Liga de Basquete Feminino, anunciou sua aposentadoria nesta semana, aos 38 anos. A ex-jogadora será homenageada neste domingo em São José dos Campos, no intervalo da decisão entre Ourinhos e Santo André.

Divulgação
Helen com a camisa da seleção brasileira
Ega, um dos destaques de Santo André na LBF, tem uma forte amizade com Helen. A ala-pivô estará em ação no domingo ajudando sua equipe a conquistar o título. Mas disse que não conseguirá segurar a emoção durante a cerimônia que homenageará a ex-jogadora.

“Nossa, vou chorar tanto que nem sei se terei condições de voltar para o segundo tempo”, afirmou Ega, que não esconde o carinho especial que tem por Helen. “A gente dividia o quarto na seleção. Ela tem um ótimo caráter e, como jogadora, foi uma das mais inteligentes que eu já vi. Além de jogar muito, ela fazia o time jogar”.

Ega conta que ela e Helen sempre se trataram como irmãs. Esta proximidade rendeu até uma história curiosa, da época em que as duas jogavam na Espanha.

“Eu jogava com a Sílvia, irmã dela, e fomos enfrentar a equipe da Helen”, conta Ega. “Quando nos encontramos no aquecimento, ela cumprimentou a Sílvia com um ‘oi, Sil’, se virou para mim e sorriu ‘oi, irmãzinha’. As jogadoras do meu time ficaram surpresas e disseram que não sabiam que éramos irmãs. Foi difícil elas entenderem o que estava acontecendo..."

Uma das jogadoras mais vitoriosas da história do basquete brasileiro, Helen fez parte da seleção brasileira que venceu o Mundial da Fiba de 1994, na Austrália. Participou também da conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de 2000, em Sidney, também na Austrália.

Durante a carreira, Helen teve passagens pelos EUA e pela Europa. Na WNBA (liga norte-americana de basquete feminino), defendeu o Washington Mystics por três temporadas. No Velho Continente, jogou em clubes da Espanha e da Rússia.

Leia tudo sobre: egahelen luzlbf

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG