John Kundla foi o primeiro treinador da história do Lakers
Carlos Gonzalez/ Star Tribune
John Kundla foi o primeiro treinador da história do Lakers

Quando formada no ano de 1947, a franquia recebeu o nome de Minneapolis Lakers, referência aos lagos da então cidade sede. Durante as primeiras 11 temporadas, o comando da equipe ficou sob responsabilidade de John Albert Kundla. O primeiro treinador da história do time ainda levou o Lakers à conquista de cinco títulos.

LEIA TAMBÉM: Shaquille O'Neal e sua teoria absurda de que planeta Terra é plano, não redondo

Considerado um dos melhores técnicos da época, depois de escrever sua história na franquia, John Kundla passou a comandar a equipe da Universidade de Minnesota, onde permaneceu por mais nove anos. No último domingo (23), o antigo treinador faleceu aos 101 anos de idade em sua casa, no mesmo estado norte-americano que trabalhou com o time da NBA e da faculdade.

A mudança de cidade para a Califórnia aconteceu em 1960, quando o público no estádio de Minnesota não estava mais tão popular. Assim, passou-se a chamar Los Angeles Lakers e tornou-se uma das franquias mais populares da principal liga de basquete do mundo. Na temporada 2016/2017, o time foi avaliado como o segundo mais valioso, sendo avaliado em cerca de R$ 9,1 bilhões.

LEIA TAMBÉM: Saiba tudo sobre a liga de basquete mais popular do mundo

Condolências

"A família Lakers está triste com a notícia do falecimento do nosso treinador de origem, John Kundla . Nossos pensamentos estão com a família e amigos", escreveu a franquia no Twitter.




LEIA TAMBÉM: Confira as namoradas e esposas mais belas dos jogadores da NBA

"Em nome de toda a organização do Lakers, eu gostaria de expressar nossa tristeza com a passagem de John Kundla", disse o presidente e co-proprietário da franquia , Jeanie Buss. "John desempenhou um papel importante na história da organização do Lakers. Ele não era só um treinador do Hall da Fama, mas nosso primeiro treinador principal e liderou a equipe em cinco títulos da NBA . Além de suas inúmeras contribuições para o Lakers e nosso legado, John foi um homem maravilhoso e será sempre lembrado com carinho. Nossas mais profundas condolências, pensamentos e orações vão para a família Kundla".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!