Hoje estrela da NBA, ala do Bulls revela que sonhava em ser jogador de futebol

Por Luís Araújo - enviado iG ao Rio de Janeiro |

compartilhe

Tamanho do texto

Selecionado para participar das duas últimas edições do "All-Star Game", Luol Deng confessa ter escolhido o caminho do basquete por causa da altura

Getty Images
Luol Deng, ala do Chicago Bulls

Apesar de ter nascido no Sudão, Luol Deng se mudou ainda na infância para a Inglaterra. Lá, desenvolveu uma paixão pelo futebol grande o suficiente para fazê-lo considerar a ideia de tentar a sorte como profissional. Hoje, aos 28 anos, o ala do Chicago Bulls pode dizer que tem uma carreira de sucesso no basquete. Não só é titular da equipe como foi selecionado para o "All-Star Game" da NBA nas duas últimas temporadas. Mas ele próprio admite que ficou bem perto de seguir outro caminho.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros fãs de basquete

"Cresci jogando futebol, antes mesmo de jogar basquete", contou Deng. "Levava muito a sério e queria jogar profissionalmente. Quando era mais novo, não era tão alto assim. Mas depois que fiquei mais velho, cresci demais e tive de escolher. Optei pelo basquete por causa da minha altura."

Veja ainda: Técnico do Bulls elogia Rio de Janeiro e promete voltar no futuro

O amor de Deng pelo futebol é tão grande que o faz colocar acima até mesmo da modalidade que acabou jogando profissionalmente. "Amo o basquete também, não me entenda errado. Mas onde eu cresci, as pessoas ao meu redor sempre preferiam ver um jogo de futebol ao invés de um de basquete", afirmou.

Leia também: Jogadores do Chicago Bulls admitem surpresa com torcida da equipe no Brasil

A escolha profissional acabou se provando acertada no decorrer da última década. Depois de se destacar pela Universidade de Duke, Deng foi selecionado na sétima escolha do Draft de 2004 pelo Phoenix Suns, mas foi adquirido pelo Bulls na mesma noite em que ocorreu o recrutamento. Não vestiu outro uniforme na NBA desde então.

E mais: Ex-companheiro elege Jordan o 'maior de todos' e o vê como inspiração para Kobe

"Tem sido uma experiência incrível jogar no Chicago Bulls por tanto tempo", declarou o ala. "Estou entrando agora na minha décima temporada na liga. Quando era criança, jamais cheguei a pensar que jogaria na NBA em um mesmo time por tanto tempo."

Getty Images
Luol Deng: ala iniciou a carreira em 2004 pelo Chicago Bulls e nunca defendeu outra equipe da NBA

Deng tem sido titular durante praticamente toda a sua trajetória em Chicago. No ataque, contribui com arremessos certeiros de média e longa distância. Mas sua principal característica é a capacidade de defender. Não à toa, costuma caber a ele a responsabilidade de marcar a mais perigosa arma ofensiva dos adversários do Bulls. As convocações para o "All-Star Game" nos dois últimos anos evidenciam seu crescimento como jogador.

Ainda assim, Deng sente que nem todo mundo dá o devido valor ao trabalho que faz em quadra. "Mas eu realmente não me importo com isso", disse. "As pessoas que entendem e conhecem o basquete, sabem o que posso fazer. Não apareço muito em vídeos de melhores jogadas, mas isso é mais para os fãs. Acredito que aqueles que sabem o que é preciso fazer para se vencer na NBA entendem bem o que faço", completou.

No que diz respeito ao reconhecimento, a conquista de um título ajudaria bastante. Deng sabe disso e se mostra otimista com as chances do Bulls nesta temporada que está prestes a começar. "Temos alguns jovens que chegaram. A base é a mesma e conta com o retorno de Derrick (Rose). Precisamos trabalhar duro. Temos uma boa oportunidade de chegar lá. Desde que todos se mantenham saudáveis", analisou.

Leia tudo sobre: Chicago BullsNBALuol Deng

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas