Primeiro mês da temporada da NBA tem Varejão como líder em rebotes

Com boas atuações, ala-pivô brasileiro arranca elogios de LeBron James. Campeonato registra ainda desempenho decepcionante do Lakers. Relembre

iG São Paulo | - Atualizada às

Após o primeiro mês da temporada 2012/13 da NBA, o Cleveland Cavaliers tem apenas três vitórias em 15 jogos. Apesar da má campanha, o time conta com um jogador que tem se destacado dentro de quadra e chamado a atenção até mesmo dos adversários. Trata-se do ala-pivô brasileiro Anderson Varejão, que registra até o momento médias por partida de 14,5 pontos e 14,9 rebotes – líder da liga no fundamento.

Anderson Varejão merece uma vaga no "All-Star Game"? Deixe seu comentário

“Ele é incrível, sempre o adorei como pessoa e como companheiro de time”, disse LeBron James, ala do Miami Heat, após a vitória do seu time sobre o Cavaliers no último dia 24 por 110 a 108. “Ele tem um talento para pegar rebotes que você fica pensando como é possível chegar a esse nível. Ele tem talento de crescer junto com a equipe. Sua intensidade é difícil de encontrar nessa liga. Poucos caras que podem igualar isso. Você tem que saber que, quando vai enfrentá-lo, tem que jogar com energia. Caso contrário, ele vai fazer uma daquelas partidas nas quais ele pega 11 rebotes ofensivos”, completou.

Veja imagens do primeiro mês da temporada 2012/13 da NBA:

Eleito o melhor jogador da última temporada, LeBron James mantém o mesmo alto nível de atuações neste campeonato. Suas médias são de 25,2 pontos, 8,8 rebotes e 6,5 assistências por jogo. Muito por conta do desempenho do ala, o Miami tem confirmado o favoritismo e tem a melhor campanha na Conferência Leste. Na noite de quinta-feira, time venceu reservas do San Antonio Spurs e foi liderado por LeBron James

Leia também: LeBron James lidera ranking de camisas mais vendidas da NBA

No Oeste, o time que era cotado como favorito antes do início do campeonato não vem correspondendo às expectativas. Apesar da aquisição do pivô Dwight Howard e do armador Steve Nash, o Los Angeles Lakers tem mais derrotas do que vitórias no campeonato – sete contra oito – e ocupa a oitava posição da conferência. O início turbulento gerou até a troca do treinador. Mike Brown foi demitido após apenas cinco partidas . Em seu lugar, foi contratado Mike D’Antoni , assistente técnico da seleção norte-americana nas Olimpíadas de Londres.

Brasileiros
Enquanto Varejão faz boa temporada e tem levantado discussões até mesmo sobre uma possível convocação para o “All-Star Game”, os demais brasileiros na liga têm encontrado dificuldades. O ala-armador Leandrinho vem alternando atuações boas e outras apagadas pelo Boston Celtics. O mesmo acontece com o pivô Tiago Splitter no San Antonio Spurs. O também pivô Nenê ficou de fora das primeiras partidas do campeonato por causa de uma lesão no pé e só agora tem voltado a ajudar o Washington Wizards.

Já os dois calouros praticamente não têm sido utilizados por suas equipes. O pivô Fab Melo foi mandado pelo Boston Celtics para a D-League (Liga de Desenvolvimento) e não teve a oportunidade de defender a equipe em uma partida oficial. O armador Scott Machado também foi enviado para a D-League, mas voltou a fazer parte dos relacionados do Houston Rockets e participou de três minutos da derrota da equipe para o Oklahoma City Thunder na última quarta-feira por 120 a 98. Fez dois pontos e deu uma assistência.

Lanterna
Buscando voltar ao melhor da sua forma após perder o início da temporada, Nenê terá a missão de ajudar o seu time a se recuperar do fiasco deste primeiro mês de disputa. O Washington Wizards perdeu todas as 12 primeiras partidas que realizou no campeonato. A primeira vitória foi acontecer apenas na última quarta-feira, quando bateu dentro de casa o Portland Trail Blazers por 84 a 82.

Líder surpreendente
A maior parte das análises feitas antes do início da temporada sobre os favoritos na Conferência Oeste incluíam Los Angeles Lakers, Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs. Algumas até colocavam o Los Angeles Clippers nesta briga. Poucas, no entanto, apontavam o Memphis Grizzlies. Com 11 vitórias nos 13 jogos que disputou neste primeiro mês, o time é dono da melhor campanha da liga.

Novatos
Primeira escolha no Draft deste ano da NBA e integrante da seleção norte-americana que ganhou a medalha de ouro em Londres, o ala-pivô Anthony Davis sofreu uma lesão no tornozelo e disputou apenas seis partidas na temporada. Por enquanto, tem médias de 16,0 pontos e 8,3 rebotes por jogo. Na ausência dele, dois calouros chamaram a atenção neste primeiro mês de campeonato. Um deles é o armador Damian Lillard, do Portland Trail Blazers, cujo desempenho é de 19,1 pontos e 6,1 assistências por partida. O outro é o ala Michael Kidd-Gilchrist, que tem médias de 11,0 pontos e 6,4 rebotes por jogo.

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: NBAAnderson Varejão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG