iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Basquete

07/12 - 18:17

Varejão afirma que ama jogar pelo Brasil e que vai aposentar no Cavs
Em entrevista ao site "Hoopshype", capixaba disse também que ficou surpreso com a ida de LeBron James para o Miami

Fábio Sormani, especial para o iG

Em entrevista ao site “Hoopshype”, o ala-pivô e pivô Anderson Varejão disse que não se arrepende de jeito nenhum por ter participado do Mundial da Turquia em agosto/setembro passado e em consequência disso estar fisicamente mais desgastado do que deveria estar neste momento do campeonato.

“O Brasil é o meu país e eu amo jogar pelo meu país”, disse Varejão, que ao participar do Mundial deixou de gozar as férias, pois o torneio aconteceu exatamente na “off-season” da NBA. “Eu estava machucado (durante a competição) e me sacrifiquei um pouco (por conta da contusão)”.

Ao contrário do ala argentino Andres Nocioni, que foi impedido pelo Philadelphia 76ers de participar do Mundial, Varejão disse que o Cleveland Cavaliers não o pressionou em momento algum para não jogar a competição. “Eles (a franquia) foram muito legais comigo”, disse o capixaba. “Eles sabem o que significa representar o seu país em uma competição como essa”.

Quanto ao desempenho brasileiro no Mundial, Varejão disse não ter ficado frustrado. “Nós não terminamos do jeito que queríamos”, afirmou. “Tivemos alguns problemas pessoais (não disse quais). Mas o mais importante é que nós fomos lá e lutamos pelo nosso país”.

Getty Images
Varejão durante o Mundial da Turquia; jogador disse que ama jogar pelo Brasil

Há algumas semanas, o ala-pivô Lamar Odom, do Los Angeles Lakers, reclamou publicamente de cansaço. Assim como Varejão, Lamar participou do Mundial da Turquia, mas jogando pelos EUA. O brasileiro afirmou que isso é fato: os jogadores que não tiveram férias estão mais fatigados no momento.

“Sinto neste momento o impacto (do Mundial) em meu jogo”, disse. “Quando a pré-temporada e o campeonato começaram, eu não estava descansado. Mas eu saberei lidar com as consequências. Sei que estarei bem e meu corpo vai se ajustar ao calendário da NBA rapidamente. Eu sabia disso tudo quando decidi jogar pela seleção brasileira. Mas eu sou jovem e tudo vai ficar bem”.

LEBRON

Perguntado sobre LeBron James, Varejão disse que não imaginava que o ex-companheiro fosse deixar o Cleveland. Perguntado se ele teve algum tipo de conversa com James sobre o assunto, o brasileiro disse que não.

“Era apenas uma questão de ‘feeling’ (sentimento)”, disse Varejão. “Eu estava com a seleção brasileira durante o verão (norte-americano). Por isso, não conversei com ele nem aqui e nem quando estava na Turquia”.

Varejão afirmou que ficou surpreso com a decisão do jogador. “Vi pela ESPN”, disse ele. “Eu realmente achava que ele ia voltar”.

Getty Images
O brasileiro disse que planeja encerrar a carreira jogando pelo Cleveland

Quanto ao futuro do Cleveland, o brasileiro disse que é difícil fazer qualquer projeção neste momento. “Mas espero que o time chegue aos playoffs”.

Afirmou que a equipe tem sucumbido aos adversários nos terceiros quartos (“Se eu soubesse o motivo eu diria aos meus companheiros”), que é difícil ganhar partidas na NBA, mas espera que isso ocorra com mais frequência.

“Felizmente temos grandes arremessadores na equipe”, disse Varejão. “Como Mo Williams, que tem feito alguns arremessos importantes nos finais dos jogos e nos levado a vitórias”.

Perguntado se se sente feliz em Cleveland agora sem LeBron James, ele, foi rápido e taxativo: “Claro que sim! Temos um time diferente daquele que eu me juntei pela primeira vez. Mas esta franquia me deu meu primeiro contrato na NBA e eu me sinto muito feliz aqui. Eu sempre joguei basquete por prazer”.

Varejão tem mais quatro anos de contrato com o Cavs. Afirmou, também, que pretende encerrar a carreira no time de Ohio. “Como eu disse, sinto-me feliz aqui. Eu ainda tenho muito o que melhorar em meu jogo e crescer junto com meus companheiros”.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias